7 de dezembro de 2013

Colecção Público/ASA Astérix VII - Astérix na Hispânia

"Astérix na Hispânia" ("Astérix en Hispanie"), décima quarta aventura da série, foi a escolhida para o sétimo volume da colecção Astérix que a parceria Público/ASA editou esta semana.

"Astérix na Hispânia" estreou-se na revista Pilote #498 em 22 de Maio de 1969, sendo editado em álbum nesse ano.

O enredo tem como cenário a actual Espanha, conquistada pelo poderoso Império Romano. Mas mais uma vez, existe uma aldeia (Montilla) que resiste aos invasores. Julio César, enfurecido, rapta Pepe, filho do chefe ibero Caldoverdon y Chouriçon, levando-o para a Gália, onde deverá ter uma educação romana. Cabe aos nossos heróis Astérix e Obélix resgastar a criança e levá-la de volta para a Hispânia.

Ordenalfabetix, o vendedor de peixe, estreia-se na série, dando origem á primeira zaragata. D. Quixote também tem uma aparição nesta aventura.

A estreia em Portugal desta aventura foi num álbum da Editorial Íbis logo em 1969. Em revista, só a Tintin a editou em continuação em 1975, entre os números 52 do sétimo ano e o 21 do oitavo. "Astérix na Hispânia" foi editado em álbum pela Livraria Bertrand, Meribérica e Asa. A colecção Tulicreme também editou um mini-livro com o resumo da aventura.




Sem comentários:

Enviar um comentário