19 de março de 2012

HENRY faz 80 anos

Foi em 19 de março de 1932 no Saturday Evening Post que, em pequenas ilustrações humorísticas,  nasce   Henry, um rapazinho calvo, sempre vestido de calções, de ar lunático, mas sempre optimista na resolução das suas incríveis situações. Foi seu criador Carl Thomas Anderson (1865-1948), um americano de Wisconsin que se havia iniciado na ilustração humorística em 1894 e, posteriormente, publica as suas primeiras bandas desenhadas no jornal New York World.
O sucesso de Henry leva a que os responsáveis da King Features Syndicate propusessem a Carl Anderson a criação de uma tira diária. Assim, a primeira daily strip aparece em 17 de dezembro de 1934 e em 10 de março de 1935 nasce a primeira prancha dominical. Apesar de nas primeiras tiras ainda aparecer alguns textos, estes vão se suprimindo gradualmente, com Carl a explorar unicamente o humor visual, tornando-a numa BD muda.
Acossado por uma grave doença, Carl é obrigado a abandonar a série em 1942, dando o lugar ao seu assistente John Liney, sendo a página dominical assegurada por Don Trachte. Em 1979, após a morte de Liney, a tira diária passa para a responsabilidade de Jack Tippet e, anos depois, para Dick Hodgins.
Atualmente, Henry é distribuído em 75 jornais dos EUA.
Em Portugal, a série foi publicada em revistas da Agência Portuguesa de Revistas e em alguns jornais diários.

2 comentários:

  1. Boas,
    O Henry apareceu em cromos das Pastilhas Pirata... Aqui está um:
    http://i1097.photobucket.com/albums/g344/naninox/Pirata/Henry.jpg
    Tenho tentado saber qual a data mas não cosigo.
    A assinatura é de Carl Anderson.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela informação. Desconhecia por completo!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar