8 de março de 2012

La Ribambelle (A Turma) faz 50 anos


Foi em 8 de março de 1962 nas páginas do Spirou (nº 1247) que se iniciaram as aventuras da série La Ribambelle pela caneta do autor Jean Roba. Contudo, quatro anos antes, Jo-El Azara, autor de Taka Takata, desenha uma pequena história intitulada «Opération Ciseaux», onde apareceu a Ribambelle. Mas para a história será o criador de Boule & Bill, Jean Roba, o criador da série que em Portugal foi batizada A Turma.

La Ribambelle é um grupo de crianças composta por Phil, o líder, Grenadine, a única menina, os jovens japoneses campeões de artes marciais Atchi e Atcha, Dizzy, um pequeno negro e instrumentista de trompete e o riquíssimo escocês Archibald. Em suma, um hino à confraternização inter-racial, numa época em que os valores da igualdade e fraternidade se espalhavam pelo mundo, nomeadamente nos Estados Unidos. A revista Spirou, um ícone na literatura juvenil católica, além do prazer da leitura, também transmitia aos jovens belgas  e franceses os valores essenciais para uma sociedade justa e sem conflitos.

As aventuras desta série giravam à volta de uns baldios também cobiçados pelos Caimans, um grupo rival, formado pelo Alphonse, Roudolphe e Tatave. Para evitar a conquista do terreno de aventuras, a  Ribambelle decide miná-lo com as mais imaginativas armadilhas. Mais tarde, e graças à fortuna de Archibald, a Ribambelle emigra para terrenos escoceses, agora enfrentando os Galopingos.

A série foi animada durante catorze anos pelo seu criador, Jean Roba, assistido, por vezes, no grafismo por Jidéhem. Os argumentos também são escritos por Vicq, Delporte e Tillieux. Entretanto, Roba, decide dedicar-se em exclusivo à sua série de sucesso Boule & Bill, abandonando a série em 19 de fevereiro de 1976.

Em Portugal, a série foi batizada, como referido, por A Turma, tendo sido editado um álbum, bastante cobiçado e procurado por colecionadores, pela Editorial Íbis. A primeira série da revista Spirou também publicou dois episódios.

A Turma ganha terreno (La Ribambelle gagne du terrain)
Roba
Álbum Editorial Íbis
A Turma na Escócia (La Ribambelle en Ecosse
Roba, Vicq
Spirou (1ª série) #1 a #22
A Turma no lago (La Ribambelle s'envole
Roba, Vicq
Spirou (1ª série) #23 a #26

Sem comentários:

Enviar um comentário