10 de março de 2012

Faleceu Jean Giraud (1938-2012)

Jean Giraud nasceu em Nogent-sur-Marne em 8 de maio de 1934, estando quase a completar 74 anos de idade. Em 1954, ingressa na Escola de Artes de Paris e começa a realizar ilustrações para a revista Fiction. As suas primeiras BD's (1956-1958) são para as publicações Far-West, com a série Frank et Jéremie, Sitting-Bull, Fripounet et Marisette, etc. Em 1961, Giraud assiste Jijé, que havia conhecido no serviço militar, em um episódio de Jerry Spring Route de Coronado»). Entre 1961 e 1962, trabalha com Jean-Claude Mézières na coleção L'histoire des civilizations, edida pela Hachette.

Blueberry nasce em 1963 na revista Pilote. «Fort Navajo» é o seu primeiro episódio. Jean-Michel Charlier acompanha-o nesta saga do far-west como argumentista. Paralelamente, durante um ano, desenha para a revista Hara-Kiri, já com o pseudónimo Moebius.

Em 1975, juntamente com Jean-Pierre Dionnet, Philippe Druillet e Bernard Farkas, funda e editora Les Humanoides Associés e com ela a revista Métal Hurlant, onde desenha Arzarch. Também nesse ano inicia uma profícua colaboração com argumentista Alexandro Jodorowski, executando o story-board para o filme Dune de David Lynch. Um ano depois, interrompendo a saga do tenente Blueberry, e também com Charlier, cria um outro herói do far-west: Jim Cutlass. É publicado na Métal Hurlant um conjunto de histórias intitulado A Garagem Hermética e, com argumento de Dan O'Bannon, a história The Long Tomorrow. Em 1979, retoma a série Blueberry, desta feita para as revista Super-As e Métal Hurlant. Em 1980, desenha para a Walt Disney o story-board do filme de ficção científica Tron. Com argumentos de Jodorowsky, continua a desenhar para a Métal Hurlant (Cidadela Cega, Dupla Evasão e os primeiros episódios de John Difool) e para a Citroen o episódio Sob a estrela- Um cruzeiro Citroen.
Em 1984, a sua esposa, Claudine Giraud, funda a Starwatcher, uma empresa especializada em merchandising para a exploração de produtos derivados da obra de Moebius. Entretanto Giraud emigra para os EUA e trabalha com Stan Lee e para a Marvel, desenhando inclusivamente um episódio de O Surfista Prateado. Paralelamente, viaja até Tóquio onde concebe um «cover» das aventuras de Little Nemo do artista americano Winson McCoy. Em 1986, escreve o argumento da série Altor com desenhos de Marc Bati.

Regressa à Europa em 1989 e inicia uma colaboração com a revista À Suivre, onde reaparece Jim Cutlass (com desenho de Christian Rossi) e o Mundo d'Edena.

A morte de Jean-Michel Charlier em 1989 obriga-o a responsabilizar-se pelo argumento de Blueberry, entregando a arte dos outros ciclos (A Juventude de Blueberry e Marshall Bluberry) a outros desenhadores.  Em 1994, é editada uma segunda série de Little Nemo, agora com desenhos de Bruno Marchand. Uma ano depois publica O Homem de Ciguri, uma continuação de A Garagem Hermética. Em 2000, novamente com Jodorowsky, inicia uma nova série de John Difool: Depois do Incal.

Em 2007, desenha o 18º episódio da série XIII (La Version Irlandaise) com argumento de Jean Van Hamme.

Morre em Paris em 10 de março de 2010, na sequência de uma doença prolongada.


Em Portugal, a obra de Jean Giraud está editada através de álbuns e revistas.


  • Altor (os 4 primeiros episódios em álbum das edições ASA)
  • Blueberry (toda a obra editada em álbum das edições Íbis, Meribérica, Correio da Manhã, Público e ASA e pelas revistas Tintin, Flecha 2000, Jornal da BD e Selecções BD e pelo suplemento Flecha 2000 do jornal Diário Popular)
  • A Juventude de Blueberry (os 7 primeiros episódios em álbum da Meribérica e pelo suplemento BDN do Diário de Notícias)
  • Marshall Blueberry (toda a obra editada em álbuns da Meribérica)
  • Jim Cutlass (o primeiro episódio em álbum da Futura e numa reedição da ASA)
  • O Incal (obra completa com álbuns da Futura e da Meribérica e pela revista Jornal da BD)
  • Depois do Incal (editado o primeiro episódio em álbum pela Meribérica)
  • Little Nemo (os dois primeiros episódios em álbum da Meribérica)
  • Major Fatal (obra completa em álbuns da Meribérica)
  • O Mundo de Edena (obra completa em álbuns da Meribérica e da ASA e da  revista Selecções BD)

One-shots:
Arzach (Arzach) Moebius Jornal da BD #137 a #140; Álbum ASA
A Garagem Hermética (Le garage hermétique de Jerry Cornélius) Moebius Álbum Meribérica (2 volumes); Álbum Correio da Manhã
The long tomorrow (The long tomorrow) Moebius, O'Bannon O Mosquito (5ª série) #3 a #4; Álbum Correio da Manhã
Ktulu (Ktulu) Moebius O Mosquito (5ª série) #10
Escala em Pharagonescia (Escale sur Pharagonescia) Moebius Álbum Meribérica
A noite da estrela (La nuit de l'étoile) Moebius, Bati O Mosquito (5ª série) #7 a #10
Sobre a estrela, um cruzeiro Citroen (Sur l'étoile, une croisière Citroën) Moebius Jornal da BD #121 a #128
O triunfo dos porcos (La ferme de animaux) Bati, Giraud Selecções BD (1ª série) #26 a #28
Cidadela cega (La citadelle aveugle) Moebius Álbum Meribérica; O Mosquito (5ª série) #11; Álbum Correio da Manhã
O homem do ciguri (L'Homme de Ciguri) Moebius Álbum Meribérica
Dupla evasão (Double evasion) Moebius O Mosquito (5ª série) #11
Balada (Balade) Moebius Jornal da BD #143 a #144

4 comentários:

  1. Bom dia. Sabe se o Sobre a Estrela alguma vez foi editado em Portugal. Para além da versão Jornal da BD (que felizmente tenho)?

    ResponderEliminar
  2. Boa noite. Esse episódio não está publicado em álbum em Portugal.

    ResponderEliminar