24 de fevereiro de 2012

Autores de BD (III) - Roger Leloup


Roger Leloup nasceu em Verviers (Bélgica) em 1933. Estuda artes decorativas no Instituto Saint-Luc de Liège e em 1950 torna-se o primeiro assistente de Jacques Martin.

Continuando a assistir Martin, desenhando os cenários de Alix e Lefranc, Leloup  entra nos Estúdios Hergé em 15 de fevereiro de 1953, onde moderniza os veículos do episódio «A ilha negra» e cria o famoso modelo de avião Carreidas 160 Jet para «Voo 714 para Sidney». Em 31 de Dezembro de 1969, decide cessar a colaboração para se dedicar à sua série de ficção científica: Yoko Tsuno para a revista Spirou.

Roger Leloup sempre foi um apaixonado pela ficção científica e antecipação, influenciado por Orson Welles e Flash Gordon de Alex Raymond e E. P. Jacobs (ler post biográfico sobre este autor), assim como as leituras de Edgar Allan Poe.

Yoko Tsuno foi inspirado numa amiga dos anos 50, de carácter independente e livre numa época em que as mulheres se encontravam presas à sua condição de mãe e dona de casa. Yoko Tsuno é uma japonesa charmosa que, na companhia de Pol e Vic, se envolve em aventuras fantásticas nos planetas Terra e Vínea. Os primeiros argumentos foram de Maurice Tillieux, mas Leloup logo assegura a responsabilidade total de uma série que já possui 25 álbuns editados.

Além de Yoko Tsuno, Leloup colabora na série Schtroumpfs de Peyo e em histórias curtas de Gil Jourdain e Félix, com argumentos de Tillieux.

Roger Leloup não se assume como um autor da chama «linha clara», mas de um estilo próprio de um desenho preciso e meticuloso, amante dos efeitos sombra e de luz, assumindo-se, contudo, como um discípulo de Jacques Martin e Hergé, mestres com que trabalhou quase duas décadas.

Em Portugal, estão editados cinco episódios da série Yoko Tsuno:

O orgão do diabo (L'orgue du diable)
1972
Jacaré #1 a #17; Álbum Difusão Verbo
O trio do estranho/O trio do mistério (Le trio de l'étrange)
1973
Spirou (2ª série) #1 a #24; Álbum Assírio & Alvim; Jornal da BD #79
A forja de Vulcano (La forge de vulcan)
1973
Álbum Difusão Verbo
Mensagem para a eternidade (Message pour l’éternité)
1974
Spirou (2ª série) #25 a #32; Jornal da BD #95
Os 3 sóis de Vinéa (Les 3 soleils de Vinéa)
1975
Álbum Difusão Verbo

Sem comentários:

Enviar um comentário