31 de dezembro de 2025

Top das Vendas de BD em Portugal - Semana 52


Posição

Semana

Anterior

Título

Desenhador

Nacionalidade

Editor

1

=

Astérix 41: Astérix na Lusitânia

Didier Conrad

França

ASA

2

=

Peanuts: O indispensável de Snoopy

Charles Schulz

EUA

Iguana

3

+1

O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo

Charlie MacKesky

Reino Unido

Iguana

4

-1

Blake e Mortimer 31: A ameaça Atlante

Peter Van Dongen

Holanda

ASA

5

+2

Toda a Mafalda

Quino

Argentina

Iguana

6

+2

Dakota 1880

Brüno

Alemanha

A Seita

7

-2

Dragon Ball - Volume 5

Akira Toriyama

Japão

Devir

8

+1

As aventuras de Tintin - Integral 1

Hergé

Bélgica

ASA

9

novo

Astérix:  40: O lírio branco

Didier Conrad

França

ASA

10

novo

Blake e Mortimer: A dupla exposição

Laurent Durieux

França

ASA


O último Top 10 de vendas de banda desenhada em Portugal trouxe algumas surpresas, mas também confirmou a força dos clássicos que continuam a conquistar leitores de todas as idades.

Astérix e Peanuts mantêm-se no topo

Não é surpresa ver Astérix na Lusitânia e O indispensável de Snoopy a manterem-se firmemente no 1.º e 2.º lugares. Estes títulos continuam a provar que a popularidade de Astérix e Snoopy não conhece fronteiras nem gerações.

Subidas que chamam a atenção

A grande novidade da semana foi a ascensão de O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, que sobe do 4.º para o 3.º lugar, ultrapassando Blake e Mortimer: A ameaça Atlante, que cai para 4.º. Outra subida notável é Toda a Mafalda, que ganha duas posições, chegando ao 5.º lugar. Estes movimentos revelam uma crescente procura por obras de autor e clássicos introspectivos que conquistam leitores através da sensibilidade das suas histórias e ilustrações.

Mudanças e novidades no top 10

Dois novos títulos entram nesta semana:
Astérix 40: O lírio branco – 9.º lugar
Blake e Mortimer: A dupla exposição – 10.º lugar

Ambos reforçam a liderança da BD franco-belga no mercado português, evidenciando a forte ligação dos leitores portugueses a estas obras clássicas. Em contrapartida, Nunca te esqueças, de Charlie MacKesky, saiu do top 10.

Mangás e diversidade de estilos

Embora títulos japoneses como Dragon Ball e One Piece continuem a figurar no top, registam-se pequenas descidas, reflectindo uma ligeira mudança de foco do público para obras europeias e de autor. Por outro lado, obras ilustradas mais contemplativas, como O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo e Dakota 1880, mostram que há espaço no mercado para narrativas sensíveis e visuais diferenciados.

O final do ano confirma que os clássicos nunca saem de moda, enquanto novas obras ou títulos menos convencionais conseguem conquistar espaço graças à qualidade artística e à originalidade das histórias. O Top BD desta semana é uma mistura equilibrada de tradição e inovação, mostrando a diversidade e vitalidade do mercado português de banda desenhada.

Sem comentários:

Enviar um comentário