16 de outubro de 2024

Penguin no Amadora BD com mais de 10 eventos

 


É já entre os dias 17 e 27 de Outubro que terá lugar mais uma edição do Amadora BD. Este ano, o festival receberá a autora sul-coreana Keum Suk Gendry-Kim para apresentar a sua mais recente novela gráfica Erva, e conhecer os seus leitores em sessões de autógrafos.
 
Entre apresentações, workshops e entregas de prémios, teremos uma celebração muito especial assinalada com uma exposição e uma conversa: o 60º aniversário da icónica e eterna Mafalda.
 
 
Apresentações e sessões de autógrafos
 
Nomeada para o prémio de melhor obra estrangeira de BD editada em Portugal, Erva, de Keum Suk Gendry-Kim, será apresentada por Susana Romana.
 
Além disso, são vários os autores portugueses no Amadora BD com novidades a chegar às livrarias. Joana Mosi estará a apresentar a novela gráfica A Educação Física, tal como Paulo Caetano e Jorge Mateus, que darão a conhecer O Segredo dos Mártires. Todos estes autores terão sessões de autógrafos, assim como Filipa Beleza, nomeada para prémio revelação com o seu último livro, Amor.
 
Apresentaremos ainda uma das novas chancelas da Penguin, a Distrito Manga, inteiramente dedicada a este estilo de BD, numa conversa com a editora Catarina Araújo.
 
Na literatura infantil, destacamos a hora do conto com Susana Romana que irá apresentar A Fada do Nada, o seu primeiro livro infantil; a leitura e ilustração ao vivo com o Monstrocedário, de Joana Maurício e Cristina Arvana; e ainda uma oficina de criação de criaturas fantásticas com Patrícia Furtado, autora da coleção Matilde.
 
 
Os 60 anos da Mafalda
 
Para assinalar os 60 anos da irreverente e contestatária Mafalda, o Amadora BD apresenta uma exposição inteiramente dedicada à personagem, onde os leitores poderão entrar no universo no qual vive, pensa, protesta e se revolta – e que, apesar do tempo decorrido, continua actual. Esta exposição estará situada no núcleo central do festival, no Parque da Liberdade.
 
As comemorações continuam na conversa “As perguntas de Mafalda”, com Joana Mosi e Pedro Vieira, moderada por uma criança de 8 anos que lhes fará algumas das questões mais acutilantes da Mafalda: desde o porquê de existir pobreza até saber com que idade ficamos velhos.




Sem comentários:

Enviar um comentário