6 de setembro de 2024

Boarding Pass

Lançado no festival Maia BD, este álbum de BD nacional já chegou entretanto a todo o mercado. E é um dos mais belos trabalhos de Ricardo Santo, autor que se fixou em Barcelona há já alguns anos, e que faz dessa cidade o palco desta obra. 

Num antigo bairro industrial em processo de gentrificação, na cidade de Barcelona, imigrantes das mais diversas proveniências vivem, prosperam ou sobrevivem como podem, no meio da especulação imobiliária galopante, dos despejos, da demolição, da reconstrução, e da ocupação de edifícios. Alianças oportunísticas e conflitos de interesses nascem e morrem entre os condomínios de luxo e edifícios de escritórios e hotéis acabados de construir, que convivem paredes meias com a degradação deliberada, a delinquência e o tráfico de droga. 

É neste ambiente que dois jovens cheios de sonhos e com um amor comum à música se conhecem, enquanto procuram um sentido para a sua existência e um lugar onde ficar. 

Poder emigrar é um direito, mas ter de emigrar é uma injustiça.

“Boarding Pass é, sem grande esforço, o melhor livro do autor até agora. E, acredito, um dos melhores livros de BD portuguesa deste ano!”

Hugo Pinto – Vinheta 2020

“...uma bela história pessoal de jovens diferentes, com origens, formações e sonhos díspares que, num país estrangeiro, em condições complicadas, nem sempre legalizados, sujeitos às pressões e extorsões de gangues, tentam concretizar os seus anseios musicais, artísticos ou apenas de relacionamento e realização pessoal...”

Pedro Cleto – As Leituras do Pedro

Nascido em 1976, Ricardo Santo vive há 10 anos em Barcelona, onde trabalha como designer industrial e faz banda desenhada nas horas livres. Tem vários prémios em concursos e festivais nacionais de BD e teve uma breve passagem pelo cartoon político, na imprensa regional, para além de ter criado e participado em vários fanzines. Estreou-se oficialmente em livro em 2017, com a auto-edição em crowdfunding de O Livro Sagrado. Em 2020 publicou o álbum Planeta Psicose (Escorpião Azul), que venceu o Prémio Revelação do Festival de BD da Amadora e o Prémio Adamastor do Fórum Fantástico. Em 2021 publicou Abandonos (Escorpião Azul). Em 2024, para além deste Boarding Pass, ilustrou a adaptação para BD do romance O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós, para a colecção Clássicos da Literatura Portuguesa (Levoir/RTP), em conjunto com o argumentista André Oliveira.

Boarding Pass, Ricardo Santo, A Seita, 112 pp., capa dura, cor, 22€





Sem comentários:

Enviar um comentário