1 de outubro de 2022

A Seita apresenta IKIGAI


A editora A Seita anuncia o nascimento do seu mais novo selo editorial: Ikigai

O que é Ikigai? Existem duas respostas a esta pergunta. A primeira é a óbvia: através deste selo passaremos a publicar mangás de diferentes autores, diversas editoras e até, quem sabe, múltiplas geografias. Vamos começar, já este mês de Outubro, com o primeiro volume de dois de um drama samurai, passado no início do século XVII, Butterfly Beast de Yuka Nagate, e continuaremos com a comédia zombie adolescente, Kyo Kara Zombie de Ishikawa Yugo e Araki Tsukasa.

As novidades não irão parar por aqui, adiantando que em inícios do ano que vem será lançado um dos grandes clássicos do mangá de Samurais, Kubidai Hikiukenin, de Hiroshi Hirata.... mas ainda não está decidido qual o título em português! 

Por estas apostas, mesmo que nunca tenham ouvido falar de alguma delas, irão depressa concluir que A Seita não se quer prender a nenhum estilo ou idade, e iremos escolher algo para todas as gerações, sensibilidades, gostos, tendências, construindo um catálogo feito de antecipação e surpresa do que poderá publicar a seguir. O objectivo será sempre qualidade e entretenimento máximo.

Uma das mais belas coisas que a banda desenhada tem é a reunião de diferentes gerações à volta de diferentes geografias desta Arte. Existem aqueles que preferem o familiar da cultura europeia e mergulham com todos os sentidos na BD Franco-Belga, nos fumetti (para quem não sabe, BD de Itália, que A Seita tem publicado) e, não convém esquecer, a nossa BD nacional, de que somos uma das principais editoras actualmente. Existem aqueles que atravessam o oceano, vestem capas, ceroulas e cuecas do lado de fora e devoram comics

E existem os que adoram viajar 16 horas de avião, fazer escala em algum lugar intermédio, e aterrar na terra do Sol Nascente, Japão, oito fusos horários antes de Portugal, a um mundo da diferença, do estranhamente belo, da sábia serenidade. É o mundo onde nasceu o mangá, que muitos já conhecem há décadas, mas que gerações mais novas têm tido o prazer de descobrir e devorar. 

E, finalmente, existe a maioria dos leitoras e leitores de BD, que adoram provar de tudo um pouco e esquecer fronteiras, estilos e personalidades, e apenas apreciar uma boa história.

Mas ainda falta a segunda parte da resposta ao que é Ikigai. Esta não é uma palavra escolhida ao acaso. O Japão é conhecido por palavras que parecem mágicas e que resumem sentimentos, sensações ou comportamentos. Os portugueses têm, por exemplo, a palavra saudade. Wabi-Sabi, por exemplo, é a beleza que reside nas imperfeições da natureza. Tsundoku é um acto que a BD conhece bem, aquele de quem compra tantos livros, que eles se acumulam à espera da leitura. E Ikigai é a palavra para propósito da vida, uma paixão tão completa que nos impele e dá razão, e que a BD é uma espécie de missão, de objectivo, algo que nos ajuda a iluminar as horas do dia. É a paixão dos amantes da BD.

Assim sendo, A Seita quer também ter a paixão de acompanhar os leitores nestas novas publicações, não importa a idade, o gosto, a geografia, porque o mangá é para todos os que adoram uma boa história. Sejam bem-vindos ao Ikigai.

O calendário de lançamento para o Outono de 2022 é o seguinte:

7 de Outubro: Butterfly Beast #1

21 de Outubro: Kyo Kara Zombie #1

Novembro: Butterfly Beast #2

Dezembro: Kyo Kara Zombie #2


Sem comentários:

Enviar um comentário