Enquanto Abel viaja pelo árido Oeste com Lilith e satisfaz os seus desejos extravagantes, eles caem nas mãos dos terríveis homens do Coronel. Este último quer aplacar a sua raiva e infligir-lhes um castigo impiedoso antes de partir de novo para a Ilha Sagrada e os seus menires dourados... Entretanto, Caim, que embarcou numa busca desesperada para curar uma jovem rapariga de uma doença estranha, percebe que a única esperança de a salvar também está na Ilha Sagrada! O destino reunirá os dois filhos de El Topo para uma viagem final, um movido pelo ódio, o outro pelo amor...
Com este último álbum, Alejandro Jodorowsky encerra a sua sumptuosa saga mística, concebida como sequência de banda desenhada do seu filme El Topo (1970).
Este trabalho deu origem à corrente dos filmes da meia-noite e gerou um culto de seguidores entre os cinéfilos de todo o mundo que continua até aos dias de hoje.
Graças à linha virtuosa de José Ladronn, este tríptico mergulha-nos num western surreal e alucinante onde, como é frequentemente o caso do brilhante criador chileno, o género serve considerações filosóficas e espirituais mais profundas.
Os Filhos de El Topo #3: Abelcaim, José Ladronn e Alejandro Jodorowsky, Arte de Autor, 96 pp., cor, capa dura, 22,50€
Sem comentários:
Enviar um comentário