26 de dezembro de 2019

Colecção Blueberry #5: A pista dos navajos

Está hoje nas bancas mais um volume da colecção Blueberry, uma edição da parceria Público/ASA.

"La Piste des Navajos"é o quinto álbum da série  de Jean-Michel Charlier (argumento) e Jean Giraud (desenho), pré-publicado na revista Pilote  (#313 ao #335) em 1965, antes de ser publicado como um álbum pela primeira vez em 1968. É o último do ciclo das primeiras guerras índias (cinco volumes). 

É neste álbum que os índios, pela voz de Cochise, chamam pela primeira vez Blueberry "Nariz Partido", apelido que permanecerá ligado à sua pessoa a ponto de servir como título para um álbum da série. A origem do nariz quebrado de Blueberry é contada na curta história "Double Jeu", publicada no Super Pocket Pilote #9 de 29 de Outubro de 1970, retirada do álbum "O cavaleiro perdido".

Neste episódio, Blueberry, com a ajuda de Mac Clure e Crowe, tenta convencer os chefes apaches a porem fim à guerra contra os brancos. Em atenção a Crowe, que em tempos o havia salvado, Cochise aceita encontrar-se com Blueberry. Mas Quanah, entretanto chegado ao acampamento índio e disposto a impedir esse encontro a qualquer preço, anuncia que as armas prometidas pelo governador Armendariz seriam entregues dentro de seis dias. Trata-se nada mais nada menos do que 200 espingardas modernas, que seguramente colocariam os índios em vantagem face aos caras-pálidas. A notícia acaba por chegar ao conhecimento de Blueberry e de Mac Clure, que decidem impedir a entrega das ramas e defrontar Quanah numa derradeira batalha…

Esta aventura de Blueberry já fora publicada em Portugal pela Meribérica-Líber em álbum (1984).

Colecção Blueberry #5: A pista dos navajos, Jean Giraud e Jean-Michel Charlier, Público/ASA, 48 pp., cor, capa flexível, 7,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário