1 de dezembro de 2019

"O Pesadelo de Obi". Banda desenhada que satiriza presidente da Guiné-Equatorial é editada em Portugal

A BD, apresentada como a primeira novela gráfica da Guiné Equatorial e proibida no país, foi publicada originalmente em 2014, em espanhol, depois em inglês e ganha agora tradução em português pela editora e livraria Tigre de Papel.

O Pesadelo de Obi é assinado por Chino, Tenso Tenso - pseudónimo de dois autores equato-guineenses - e por Ramón Esono Ebalé, declarado crítico do regime de Obiang, e que esteve cinco meses preso entre 2017 e 2018.

A sátira pungente ao regime de Obiang, apesar de proibida, correu a Guiné Equatorial de mão em mão e Esono Ebalé foi preso. A situação ganhou dimensão internacional e o autor foi libertado após longos meses numa das mais violentas prisões africanas.

O Pesadelo de Obi é uma BD onde se narram, em tom humorístico, as desventuras de uma personagem, uma representação de Obiang, que uma manhã acorda convertido num guineense normal, vítima da miséria e da opressão da sua própria ditadura.

Este «artefacto proibido» foi traduzido agora para português, e é publicado pela Tigre de Papel, com o mesmo objectivo com que foi lançado originalmente na Guiné Equatorial: chamar a atenção para a realidade do actual regime deste país da CPLP.

O pesadelo de Obi, Chino, Tenso Tenso e Ramón Ebalé, Tigre de Papel, capa flexível, 17,75€







Sem comentários:

Enviar um comentário