12 de dezembro de 2019

Colecção Blueberry #3: A águia solitária

Hoje é dia de mais um volume da série Blueberry ir para as bancas numa parceria do jornal Público com a editora ASA.

"A águia solitária" ("L'Aigle solitaire") é o terceiro álbum da série Blueberry  de Jean-Michel Charlier (argumento) e Jean Giraud (desenho). Pré-publicado na revista Pilote em 1964 (#261 ao #285) e em álbum em 1967, reeditado em 1997 com uma nova colorização de Claudine Blanc-Dumont. É o terceiro (de cinco) álbum do ciclo das primeiras guerras índias.

A guerra contra os Apaches está ao rubro, mas Blueberry consegue resgatar o jovem Stanton com a ajuda de Crowe. Este, contudo, desaparece na refrega, deixando Blueberry sozinho na missão de convencer as autoridades de que não são os Apaches os responsáveis pela guerra. Para defender a causa da paz junto do general Crook, que tem plenos poderes na matéria, Blueberry parte para Camp Bowie, onde Crook reside; mas, para isso, tem de escoltar até lá uma carroça carregada de munições. Assim começa uma viagem de alto risco, seguida de perto por um terrível adversário que tudo vai fazer para se apoderar das munições em trânsito e, com isso, assegurar a continuação da guerra a qualquer preço: um apache rebelde de nome Águia Solitária.

Em Portugal, o episódio foi editado em álbum pela Meribérica-Líber em 1983.

Colecção Blueberry #3: A águia solitária, Jean Giraud e Jean-Michel Charlier, Público/ASA, 48 pp., cor, capa flexível, 7,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário