23 de junho de 2019

John Broome - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Argumentista
(EUA) 4 de Maio de 1913 - Chiang Mai, Tailândia, 14 de Março de 1999

Durante a juventude, Broome é um ávido leitor de ficção científica e na década de 1940 começa a trabalhar como escritor de revistas pulp e, quando Julius Schwartz, seu agente, é contratado pela DC Comics para exercer o cargo de editor, Broome é contratado para escrever histórias para a editora.

No início da década de 1950, Broome cria vários personagens para integrar o elenco do Universo DC, como o Capitão Cometa, cuja primeira aparição se dá em 1951 na revista Strange Adventures e o Vingador Fantasma, que surge no ano seguinte. 

A partir da metade da década, começam a ser publicados os seus trabalhos mais significativos. As histórias com Hal Jordan e Barry Allen, respectivamente os novos Lanterna Verde e Flash da editora, estabelecem as versões mais conhecidas dos personagens, e a série Os Cavaleiros Atómicos, ao lado de Murphy Anderson.

No final da década de 1960, Broome e a sua esposa, Peggy, mudam-se para a França, passando a morar em Paris. Nos anos seguintes, continua a trabalhar como argumentista para a DC até  se reformar para poder viajar pelo mundo, falecendo na Tailândia, vitima de um ataque cardíaco.

Séries publicadas em Portugal:
Batman, Cavaleiros Atómicos (Os), Lanterna Verde

[actualizado em 23.06.2019]

Sem comentários:

Enviar um comentário