6 de abril de 2015

ESECS acolhe exposição e conferência dedicada a “Jijé: o centenário do mestre da Banda Desenhada”

Jijé: o centenário do mestre da Banda Desenhada” é o mote da exposição e conferência que se realizam no próximo dia 9 de abril, quinta-feira, a partir das 14h30, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), em parceria com os Serviços de Documentação do Instituto. A conferência, aberta à comunidade académica e ao público em geral, visa promover a Banda Desenhada (BD) junto dos vários públicos, sobretudo dos mais jovens, mostrando este tipo de literatura e fazer renascer o gosto pela BD, através do trabalho de Joseph Gillain (Jijé). A exposição estará patente no átrio principal da ESECS entre os dias 6 e 24 de abril.

«A finalidade desta iniciativa é reforçar a ligação existente entre a educação, a arte, a cultura e o conhecimento», atesta Romain Gillain, docente da ESECS, neto de Jijé e responsável pela iniciativa. «Quisemos trazer alguns especialistas sobre este grande desenhador e criador que foi Joseph Gillain, bem como realizar uma excelente exposição sobre este autor, demonstrando a interação entre as várias instituições envolvidas neste evento», refere.

No ano de 2014 as câmaras municipais de Moura e Viseu conceberam uma exposição com o propósito de marcar os 100 anos do nascimento de Jijé, mestre da banda desenhada europeia. «Aproveitei a existência deste material, acrescentando parte do meu espólio pessoal, para organizar esta exposição em colaboração com a Biblioteca da ESECS e dos Serviços de Documentação do IPLeiria. Esta iniciativa constitui a primeira de muitas outras que nos próximos anos serão organizadas para a promoção da banda desenhada em Leiria», explica Romain Gillain.

A exposição é apresentada às 14h30, com espaço para um debate sobre a obra de Jijé, dinamizado por Romain Gillain, Pedro Lila, funcionário da Biblioteca da Escola e amador de Banda Desenhada, Luiz Beira, escritor e colecionador de BD, Luís Filipe Mendes, criador da exposição, Diane Detollenaere, representante da Embaixada da Bélgica, e Rui Matos, diretor da ESECS.

No segundo painel da conferência o destaque é dado à análise da realidade atual da banda desenhada portuguesa, com as intervenções de Romain Gillain, Luiz Beira, Maria José Pereira, diretora editorial das Edições Babel, e Bruno Prates, docente de Educação Visual e Tecnológica, cartoonista e ilustrador. No final de cada painel o público presente é convidado a colocar perguntas aos oradores.

Joseph Gillain (Jijé) nasceu numa família numerosa e católica em Gedinne, nas Ardenas, e marcou a Banda Desenhada franco-belga com a sua obra. Frequentou várias escolas de artes, e entre trabalhos de ilustração, gravura em madeira e caricatura, Jijé chegou à BD em 1935, ao entrar no jornal “Le Croisé”, onde criou um aventureiro chamado Jojo. Ao longo da sua carreira foi argumentista, participando em trabalhos internacionais de relevo, e desenhou as biografias de Don Bosco, um dos seus trabalhos mais conhecidos, Cristóvão Colombo, Badden Powell e Jesus Cristo, e criou o detetive Jean Valhardi. Esta personagem, rebatizada como João Valente, juntamente com Baden Powell, Jerry Spring e Tanguy e Laverdure foram algumas das suas criações publicadas em Portugal, no “Cavaleiro Andante”, “Foguetão”, “Zorro”, “Spirou”, “Tintin” e “Mundo de Aventuras”, sendo que os dois últimos tiveram também algumas edições em álbum, nos anos 80.

Sem comentários:

Enviar um comentário