11 de junho de 2014

Os 80 anos de Mandrake

A personagem de Mandrake materializou-se quando Lee Falk, jovem universitário de 19 anos, a idealizou, desenhando algumas tiras do célebre mágico. Contudo, só dez anos depois propôs a série à King Features Syndicate, que, de imediato, a aceitou.

Após alguma reflexão, Falk decide entregar o grafismo a um desenhador profissional, recaindo a escolha em Phil Davis. Assim, em 11 de Junho de 1934 nasce a primeira aventura do mágico Mandrake. O sucesso é imediato, tendo a King adjudicado uma prancha semanal colorida em Fevereiro do ano seguinte.

Em 1939, Mandrake é adaptado à televisão (ver o post Mandrake no cinema) e também se inicia a publicação em comics-books. Nos anos quarente, a série é transportada para folhetins radiofónicos. 

Mandrake é um mágico dotado de poderes hipnóticos, trajando um fato Belle Époque com chapéu alto, um cuidado bigode e um penteado abrilhantado. Os seus poderes misteriosos são utilizados na luta contra o crime. O seu inimigo implacável é o Cobra, chefe de uma seita secreta e os seus parceiros são Lothar, um gigante negro, antigo rei africano, e Narda, a sua eterna noiva de raízes balcânicas.

Após a morte de Phil Davis em 1964, o grafismo é assegurado por Fred Fredericks. Lee Falk tem a responsabilidade do argumento até à sua morte em 1999, passando Fredericks a assegurar a responsabilidade total da série.

Mandrake é uma das daily-strips com maior longevidade dos comics norte-americanos. Com efeito, Fred Fredericks, com 84 anos, só deu por terminada a tira diária da série após 79 anos ininterruptos de aventuras. A prancha dominical já havia terminado no último domingo de 2012. Contudo, a King Features Syndicate continua a reeditar, diariamente, a partir de Julho de 2013, no seu sítio da internet, as aventuras do famoso mágico.

Em Portugal, é vasta a bibliografia de Mandrake nas revistas portuguesas. A estreia em terras lusas foi no Mundo de Aventuras nº 62 de 19 de Outubro de 1950. Também foram editados vários álbuns da série pelas editoras Portugal Press, Agência Portuguesa de Revistas, Editorial Futura e Correio da Manhã. Pode consultar um ensaio de bibliografia portuguesa de Mandrake na Bedeteca Portugal.




Sem comentários:

Enviar um comentário