5 de junho de 2014

Os 70 anos de Johnny Hazard

Em 1943, Frank Robbins recebe um convite dos responsáveis da King Features Syndicate para desenhar a série Agente Secreto X-9. Apesar das boas condições financeiras, Robbins recusa a proposta por ter um objectivo de criar a sua própria série. A King aceita o projecto de Robbins e em 5 de Junho de 1944 (na véspera do dia em que os aliados desembarcam na Normandia) é publicada a primeira tira de Johnny Hazard. A página colorida de domingo inicia-se um mês depois, a 2 de Julho.

Johnny é um militar americano de grande porte atlético que escapa aos seus captores nazis pilotando um avião alemão. Regressa aos EUA e reencontra o seu amigo Snap, um simpático jornalista, e a navegadora Gabby Gillepsie, ingressando na pilotagem aérea ao serviço de uma companhia privada.

Durante a Guerra da Coreia, Hazard volta ao serviço militar, actuando contra as actividades inimigas de espionagem, corporizadas nas personagens femininas de Ginny, Maria, Gloria e Lady Jaguar.

Próximo do grafismo de Milton Canniff (ver a série Terry e os piratas), Johnny Hazard é considerada uma das melhores séries realistas sobre a aviação militar.

Frank Robbins encerra a série em 20 de Agosto de 1977 e retira-se para o México, onde se dedica à pintura. As 934 tiras e as 156 pranchas dominicais são doadas à Universidade de Siracusa de Nova Iorque.

Em Portugal, a série teve bastante sucesso com a publicação de dezenas de episódios, nomeadamente, nas revistas da Agência Portuguesa de Revistas. A estreia deu-se logo no primeiro número da revista Mundo de Aventuras em 18 de Agosto de 1949. A Editorial Futura editou o único álbum português da série, incluindo-o na colecção Antologia da BD Clássica.

Como era habitual no período pré-25 de Abril, os censores reclamavam que os heróis da banda desenhada deveriam ter nomes portugueses, num pseudo-enaltecimento do orgulho luso. Johnny Hazard não escapa a essa fúria patriótica, sendo baptizado em João Tempestade.

A bibliografia portuguesa da série pode ser consultada na Bedeteca Portugal.





Sem comentários:

Enviar um comentário