Johnny é um militar americano de grande porte atlético que escapa aos seus captores nazis pilotando um avião alemão. Regressa aos EUA e reencontra o seu amigo Snap, um simpático jornalista, e a navegadora Gabby Gillepsie, ingressando na pilotagem aérea ao serviço de uma companhia privada.
Durante a Guerra da Coreia, Hazard volta ao serviço militar, actuando contra as actividades inimigas de espionagem, corporizadas nas personagens femininas de Ginny, Maria, Gloria e Lady Jaguar.
Próximo do grafismo de Milton Canniff (ver a série Terry e os piratas), Johnny Hazard é considerada uma das melhores séries realistas sobre a aviação militar.
Frank Robbins encerra a série em 20 de Agosto de 1977 e retira-se para o México, onde se dedica à pintura. As 934 tiras e as 156 pranchas dominicais são doadas à Universidade de Siracusa de Nova Iorque.

Como era habitual no período pré-25 de Abril, os censores reclamavam que os heróis da banda desenhada deveriam ter nomes portugueses, num pseudo-enaltecimento do orgulho luso. Johnny Hazard não escapa a essa fúria patriótica, sendo baptizado em João Tempestade.
A bibliografia portuguesa da série pode ser consultada na Bedeteca Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário