7 de junho de 2014

Os 30 anos de XIII

Em 1976, Greg propõe a Jean Van Hamme para ressuscitar a série Bruno Brazil, que seria desenhada por William Vance. Por razões diversas o projecto é abortado. Contudo, Van Hamme, entusiasta da Brigada Caimão, esquematiza um argumento, onde a aventura e a intriga política seriam os ingredientes de uma nova série seguidora de Bruno Brazil.

Inspirado para as sequências iniciais num romance de Robert Lunlum, XIII conta-nos o longo percurso de um homem amnésico em busca da sua verdadeira identidade. A única pista que possuí é um XIII tatuado acima da clavícula esquerda. Por outro lado, rapidamente descobre que uma rede criminosa liderada pelo assassino Mangusto o persegue, assim como os serviços secretos dos EUA que suspeitam do seu envolvimento no assassinato de William Sheridan, o presidente da República.

O primeiro ciclo da série, iniciado na revista Spirou em 7 de Junho de 1984, teve 19 episódios, todos escritos por Van Hamme e desenhados por Vance, à excepção do décimo e oitavo, que teve a autoria do desenhador de Blueberry, Jean Giraud.

O segundo ciclo inicia-se em 2011 com argumento de Yves Sente e desenhos de Yuri Jigounov, tendo, à data, cinco álbuns publicados.

Paralelamente, existe a série spin-off XIII-Mystery onde vários autores vão biografando os vários protagonistas da série principal. A série iniciou-se em 2008 com o episódio dedicado a Mangusto e, neste momento, existem sete álbuns editados.

O sucesso de XIII leva o herói ao cinema com duas séries de episódios: a primeira de 2008, com realização de Duane Clark, com dois episódios e a segunda, ainda em exibição, com inicio em 2011 e já contando com 26 episódios, com a realização do mesmo Duane Clark. Esta série de episódios tem vindo a ser transmitida na TV portuguesa, através dos canais por cabo.

Além do cinema, XIII tem vindo a ser explorado em jogos de tabuleiro e video-jogos, assim com vasto material de merchandising (XIII já foi a estrela das «raspadinhas» francesas), atestando o sucesso da série, uma das mais vendidas actualmente no mercado francófono.

Em Portugal, além da transmissão da série televisiva, foram publicados em álbum os dez primeiros episódios do primeiro ciclo da série, além dos dois primeiros de XIII Mystery. A bibliografia portuguesa da série pode ser consultada na Bedeteca Portugal.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário