7 de abril de 2014

Uma nova colecção de Tif e Tondu

A Hachette começou a publicar uma colecção de 45 álbuns, recuperando cronologicamente toda a obra de Tif e Tondu. A série iniciou-se em 1938 na revista Spirou com textos e desenhos de Fernand Dineur. Durante dez anos, Dineur desenha a série que é publicada a preto e branco com um desenho tosco e pouco atraente.

Em 1949, a redacção da revista decide rejuvenescer a série e confia o desenho ao jovem Will para substituir Dineur no desenho. Tif e Tondu passa a ser colorida e surge o primeiro álbum que dá início à colecção da Hachette. Desiludido, Dineur abandona os argumentos em 1952 e inicia uma série paralela na publicação Heroic-Albums.

Na nova versão da série, o talentoso Will conta com a ajuda dos argumentistas Luc Bermar (1952-1954) e Maurice Rosy (1955-1968), mas com uma interrupção entre 1962 e 1964 em que a série é assumida por Marcel Denis.

Em 1969, o argumento passa a ser assegurado por Maurice Tillieux, que confere à série um tom mais fantástico. Com a morte de Tillieux em 1978, é a Stephen Desberg que cabe a responsabilidade de escrever as aventuras de Tif e Tondu, politizando-os, quebrando mesmo alguns tabus sobre temas vedados à imprensa jovem.

Em 1991 é a vez de Will ceder o seu lugar e a escolha recai em Alain Sikorski com argumentos de Denis Lapiére.

Em 1997 é publicado o 45º álbum de Tif e Tondu que marcaria o final desta série mítica. Contudo, em 2013, a revista Spirou inicia o regresso da série com desenhos de Éric Maltaite, filho de Will Maltaite.

Uma boa oportunidade para redescobrir as aventuras do "careca" e do "barbudo". Infelizmente, esta colecção não chega a Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário