8 de abril de 2014

A colecção de Michel Vaillant do jornal Público

Iniciou-se na passada quarta-feira uma colecção dedicada a Michel Vaillant, série criada por Jean Graton em 1957 para a revista Tintin.

Jean Graton, após alguns anos na revista Spirou, onde desenha vários episódios de As Histórias do Tio Paulo, ingressa na revista Tintin, onde publica a primeira história, "La premiére ronde"' em 1953. Nesta publicação, Graton desenha inúmeras histórias curtas (vide bibliografia portuguesa no site Bedeteca Portugal), grande parte de cariz desportivo. 

Amante do desporto automobilístico, Graton convence a redacção de Tintin a publicar uma série que se movimente na alta competição do mundo motorizado. Assim, em 7 de Fevereiro de 1957, dá-se início à primeira aventura de Michel Vaillant, "Le Grand Défi". 

Michel Vaillant é um condutor de automóveis, filho de Henri Vaillant, proprietário das fábricas de automóveis Vaillant, que se decide lançar no mundo da Fórmula 1. Michel será o piloto e o seu irmão Jean-Pierre um brilhante engenheiro que potencia os protótipos da marca. 

Além deste trio familiar, junta-se Françoise, jornalista e futura esposa de Michel Vaillant, Steve Warson, fiel piloto ex-adversário da escudaria e a campeã de motociclos, Julie Wood, que futuramente terá direito a uma série independente. 

Michel Vaillant irá ao longo da série contracenar com pilotos verídicos, como Prost, Senna e Lauda, conseguindo até ser campeão do mundo de Fórmula 1

O sucesso da série é garantido e Graton dedica-se de alma ao seu herói e constrói o seu estúdio, que lhe garante uma fluidez editorial com 70 álbuns em 48 anos. 

Em 1967, a série é adaptada a um folhetim televisivo de 13 episódios e em 1990 a uma série de animação. Em 2003, uma grande metragem de Louis-Pascal Couvelaire coloca Michel Vaillant no grande ecrã.

A idade de Jean Graton obriga a afastá-lo da série, primeiro no argumento, cedendo-o ao seu filho Philippe Graton e, posteriormente, no desenho, com jovens autores do seu estúdio a assumirem o grafismo. Assim, em 2012, surge uma Nouvelle Saison de Michel Vaillant já sem o "pai" Graton, de que já foram publicados duas aventuras. São estes dois álbuns que dão início à colecção do jornal Público.

Em Portugal, a série é publicada em larga escala na revista Tintin e em álbum pela Livraria Bertrand, Meribérica e pelo jornal Auto Sport. Pode consultar a bibliografia portuguesa no site Bedeteca Portugal.




Sem comentários:

Enviar um comentário