1 de dezembro de 2012

OS INÓXIDÁVEIS nasceram há 30 anos


Os anos 20 nos Estados Unidos estão marcados por uma insegurança nacional, resultado de uma ordem estabelecida por grupos de gansgters ligados a várias organizações, com predominância da Máfia. A recente promulgada Lei Seca fez promover o contrabando de álcool, sector que seria dominado pelos grupos de crime organizado, liderados por verdadeiros magnatas que dominavam pela corrupção a quase totalidade dos sectores de justiça e segurança nacionais. Um deles e, provavelmente, o mais conhecido foi Al Capone, um «vendedor de antiguidades» nova iorquino, que imigrou para Chigaco e montou aí um vasto império de actividades ligadas ao crime.

A literatura, o cinema e o BD, cientes do interesse público por essas actividades, rapidamente lançaran heróis que se esforçavam na luta contra o crime, interesse que ainda hoje se mantém.

Os Inoxidáveis, série criada em Dezembro de 1982 para a revista Charlie Mensuel, criada pelos espanhóis Victor Mora (texto) e Antonio Parras (desenho), vivem num ambiente hostil e negro dos anos 20 da cidade de Chicago.

A série tem início com o assassínio do dono do jornal The Clarion, levando a que Mark, cronista do jornal, trave conhecimento com Golo, um capanga a soldo de uma organização de crime organizado. Após várias peripécias, Mark e Golo tornam-se verdadeiros amigos, lutando para escaparam a esse mundo sórdido, procurando uma vida tranquila e justa.

Contudo, as aventuras de Les Inoxydables duraram apenas cinco anos e outros tantos álbuns, terminando em 1989 com o episódio Rio Diamants Vaudou.

Em Portugal, só foi editado o primeiro episódio que teve o nome da série, primeiro em álbum pela Meribérica-Líber (1988) e, posteriormente, pela extinta revista Selecções BD (1989). Para mais informações, consulte o site Bedeteca Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário