23 de dezembro de 2012

Heróis da BD (6) - Ka-Zar


O primeiro Ka-Zar, David Rand, é um senhor da selva, na senda das aventuras do Tarzan. A sua estreia foi no comic-book Ka-Zar #1 de Outubro de 1936, com o nome de Ka-Zar the Great da autoria de Ben Thompson.

O segundo Ka-Zar só aparece em 1965 pela dupla Jack Kirby/Stan Lee para o X-Men #10. Nesta nova versão de Ka-Zar (Kevin Plunder como novo de baptismo), ele vive numa Terra povoada por dinossáurios e extraterrestres escondidos no interior da Antártida. Originalmente escrito como um selvagem primitivo e beligerante, Ka-Zar evolui para um ser civilizado, mantendo um certo grau de desconfiança em relação à civilização e cauteloso dos visitantes de fora da Terra Selvagem.

Kevin Plunder, o "Senhor da Terra Selvagem", nasceu no castelo de Kentish Town, em Londres, sendo o filho mais velho de Lord Robert Plunder, o nobre inglês que descobriu a Terra Selvagem. Depois dos seus pais serem mortos pelos bárbaros homem-macacos da Terra Selvagem, Plunder é encontrado e criado pelo gato Zabu, detentor de poderes quase-humanos de inteligência devido a uma mutação causada por névoas radioativas. "Ka-Zar" significa "Filho do Tigre", na língua do Homem-Macacos. Ka-Zar torna-se um perito caçador, caçador, pescador e, vivendo da terra selvagem. Mais tarde, casa-se com Shanna, Shanna the She-Devil.

Kevin Plunder é um homem atlético, sem poderes sobre-humanos. Ele utiliza um estilo único de combate corpo a corpo moldado por anos de sobrevivência na Terra Selvagem, onde desenvolveu grandes habilidades na caça, armadilhas e pesca. Possui uma faca Bowie e, ocasionalmente, usa um estilingue, arco e flecha e outras armas primitivas.

Ka-Zar faz parcerias com vários heróis da Marvel. Os X-Men são visitantes recorrentes na Terra Selvagem e Ka-Zar é um aliado frequente, ajudando-os a derrotar mutantes, como Sauron e Magneto. Também se junta ao Homem-Aranha em diversas ocasiões, uma dos quais impedindo Stegrom, o homem dinossauro de invadir a cidade de Nova Iorque com dinossauros da Terra Selvagem. Ka-Zar também ajuda os Vingadores a repelir Terminus, mas enquanto salvam muitos nativos, não são capazes de impedir a destruição da Terra Selvagem. Ka-Zar é, então, resgatado pelos Vingadores, deixando a Terra Selvagem, indo para o mundo civilizado. Aqui, ele e Shanna têm um filho chamado Mathew. A Terra Selvagem é, mais tarde, reconstruída e Ka-Zar e Shanna voltam com seu recém-nascido, retomando as suas aventuras.

As aventuras de Ka-Zar são publicadas em Portugal pelo Mundo de Aventuras. Consulte o site Bedeteca Portugal para a quadricolografia completa.

Sem comentários:

Enviar um comentário