
A família irlandesa Canyon (composta pelo casal Marc e Jenny, o seu filho Andy e a cadela Bessy), abandona a faminta Irlanda, emigrando para o Novo Mundo, a América. As aventuras decorrem na conquista do Oeste norte-americano, onde Bessy, uma cooley inteligente e corajosa, está sempre pronta a defender a sua família e os mais vulneráveis.
As aventuras de Bessy são inspiradas livremente em Lassie, uma outra cadela, estrela de uma série de televisão e cinematográfica.
Alguns anos mais tarde, Vandersteen contrata com a revista alemã Felix, que o obriga a produzir três pranchas semanais. O sucesso da série está garantido e a editora decide encomendar álbuns a duas cores para duas colecções, uma semanal e outra mensal. Para poder obedecer a este ritmo editorial, Vandersteen cria o seu próprio estúdio, onde vários autores trabalham arduamente na edição continuada de episódios de Bessy.

Em 1991, o estúdio Vandersteen moderniza a apresentação dos álbuns, reeditando-os sem sucesso.
O sucesso de Bessy, testemunhado nas mais de duas centenas de álbuns editados com tiragem de milhões de exemplares, é maior nos territórios flamengo, alemão e inglês. Em França, país limítrofe, o interesse pela série foi reduzido, sendo uma série pouco conhecida. Em Portugal, as aventuras da cooley foi iniciada nas revistas da ENP (Cavaleiro Andante, Zorro e Nau Catrineta) e a APR dedicou-lhe uma colecção de revistas. A bibliografia da séries pode ser consultada em Bedeteca Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário