24 de dezembro de 2012

Os 60 anos da cadela BESSY

Foi em 24 de Dezembro de 1952 que surge, pela primeira vez, no jornal La Libre Belgique (#359/69 ano), as aventuras da cadela Bessy. As primeiras aventuras foram escritas por Willy Vandersteen desenhadas por Wirel, pseudónimo de Karel Verschuere.

A família irlandesa Canyon (composta pelo casal Marc e Jenny, o seu filho Andy e a cadela Bessy), abandona a faminta Irlanda, emigrando para o Novo Mundo, a América. As aventuras decorrem na conquista do Oeste norte-americano, onde Bessy, uma cooley inteligente e corajosa, está sempre pronta a defender a sua família e os mais vulneráveis.

As aventuras de Bessy são inspiradas livremente em Lassie, uma outra cadela, estrela de uma série de televisão e cinematográfica.

Alguns anos mais tarde, Vandersteen contrata com a revista alemã Felix, que o obriga a produzir três pranchas semanais. O sucesso da série está garantido e a editora decide encomendar álbuns a duas cores para duas colecções, uma semanal e outra mensal. Para poder obedecer a este ritmo editorial, Vandersteen cria o seu próprio estúdio, onde vários autores trabalham arduamente na edição continuada de episódios de Bessy.


Após 68 álbuns em bicromia (desenhos de Wirel, coadjuvado por Daniel Janssens, Jaak Bakker, Robert Wuyts nos argumentos e Hannelore Vantieghem, Patricia Van Liede e Mark Meul nos desenhos), a série passa a quadricromia em 1968.

Em 1991, o estúdio Vandersteen moderniza a apresentação dos álbuns, reeditando-os sem sucesso.

O sucesso de Bessy, testemunhado nas mais de duas centenas de álbuns editados com tiragem de milhões de exemplares, é maior nos territórios flamengo, alemão e inglês. Em França, país limítrofe, o interesse pela série foi reduzido, sendo uma série pouco conhecida. Em Portugal, as aventuras da cooley foi iniciada nas revistas da ENP (Cavaleiro Andante, Zorro e Nau Catrineta) e a APR dedicou-lhe uma colecção de revistas. A bibliografia da séries pode ser consultada em Bedeteca Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário