28 de junho de 2021

Tex: O homem das pistolas de ouro

Criado em 1948 por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini, Tex é um dos mais antigos cowboys da banda desenhada europeia, e a mais popular personagem dos fumetti italianos. Nesta colecção, alguns dos maiores desenhadores da BD italiana e mundial têm oportunidade de desenhar Tex em histórias criadas expressamente para a cor e para o formato mais ambicioso dos álbuns de BD franco-belga. Colecção que regressa às bancas e livrarias novamente, com mais uma aventura escrita por Pasquale Ruju, mas desta vez com desenhos da estrela internacional r.m. Guéra, que oferece aqui a sua interpretação pessoal do ranger mais famoso da banda desenhada, servido pelas cores de Giulia Brusco.

Com O Homem das Pistolas de Ouro, o leitor, tal como no álbum anterior, é transportado até à fronteira do Rio Grande, onde Juan Gonzales parece ter regressado do inferno para acertar umas contas em atraso com um grupo de rangers, entre os quais Kit Carson. Um a um, todos vão caindo, assassinados sem apelo por um homem que não perdoa, e cuja única motivação é a vingança. Mas, ao lado de Carson, segue Tex Willer, e juntos vão perseguir um inimigo venenoso até ao fim. Um belíssimo western que vem provar as inesgotáveis capacidades narrativas que a personagem de Tex pode oferecer, mesmo decorridas mais de sete décadas desde a sua criação. A edição d’A Seita apresenta uma belíssima capa diferente da edição original, e é enriquecida com um caderno de extras onde se destacam desenhos e estudos de r.m. Guéra, expressamente enviados pelo desenhador para este álbum, assim como um artigo sobre a génese desta história, escrito em exclusivo por Pasquale Ruju

Nascido em 1962, Pasquale Ruju entra na equipa de autores de Dylan Dog em 1995, e estreia-se na série mensal em Maio de 1997. Em seguida, escreve para Nathan Never, Martin Mystère e Tex, série onde se irá estrear em 2004. Firma-se na série a partir de 2010, e é desde há uns anos um dos autores mais prolíficos de Tex. R. M. Guéra nasceu em Belgrado em 1959. Estreou-se na indústria da BD jugoslava em 1982. Desde 1991 que vive e trabalha em Barcelona. Chegou à fama mundial com Scalped, que realizou com Jason Aaron para a Vertigo. Depois de ter desenhado este Tex, Guéra juntou-se de novo a Jason Aaron para desenhar a nova e apreciada série Os Malditos para a Image Comics (editada em Portugal pela G. Floy).

Ruju confeciona uma pequena jóia que se lê com enorme prazer, apesar das poucas páginas à disposição. Aliás, ao autor é necessário muito pouco para caracterizar um vilão irredutível como Juan Gonzales, um daqueles que, apenas com a sua presença, devora toda uma cena”.
- FumettiAvventura (um dos principais sites de BD de Itália)

Tex: O homem das pistolas de ouro, r. m. Guéra e Pasquale Ruju, A Seita, 56 pp., cor, capa dura, 14€






Sem comentários:

Enviar um comentário