3 de dezembro de 2020

Colecção Integral Astérix #20 - Astérix e Cleópatra

"Astérix e Cleópatra" ("Astérix et Cléopâtre") é a sexta aventura da série. Foi pré-publicada na revista Pilote do #215 (5 de Dezembro de 1963) ao #257 (24 de Setembro de 1964), sendo lançado em álbum em 1965. O álbum foi adaptado para um desenho animado em 1968 com o mesmo título e depois para um filme em 2002 com o nome de Astérix e Obélix: Mission Cléopâtre.

Júlio César zomba de Cleópatra: os romanos constroem palácios, templos e fóruns magníficos, enquanto os egípcios nada erguem. Irritada, Cleópatra instrui o seu arquitecto Numerobis a construir um palácio para César no espaço de três meses. Para Numerobis, a sua única hipótese de concluir a ordem da imperatriz é buscar a ajuda de seu velho amigo Panoramix. O druida parte para o Egipto para ajudá-lo, acompanhado por Astérix e Obélix. Uma vez em Alexandria, ficam sabendo que o arquiteto Amonbofis, com ciúmes de não ter sido escolhido para construir o palácio, pretende sabotar a obra do seu colega, começando por colocar os trabalhadores em greve. Mas Panoramix intervém, distribuindo a poção mágica aos trabalhadores, o que aumenta significativamente a eficiência do trabalho. De seguida, Amonbofis  bloqueia o fornecimento de pedras do sul do Nilo. Astérix, Obélix e Panoramix partem para encontrarem um novo carregamento de pedras. Ao longo do caminho, após Obélix quebrar o nariz da Esfinge, os gauleses ficam presos numa pirâmide. Contudo, conseguem escapar, regressando com as pedras. Mais tarde, Amonbofis tem uma nova ideia para eliminar o trio: oferecer um bolo envenenado à rainha Cleópatra, convencendo-a de que é dos gauleses. A imperatriz prende os gauleses, mas estes conseguem convencê-la de que o bolo de Amonbofis não está envenenado. Libertados e perdoados, capturam Amonbofis. Entretanto, César, com ciúmes de que o ritmo das obras tenha acelerado, confirma a presença dos gauleses e da poção mágica. Decide agir, enviando as suas tropas para destruir o palácio. Astérix avisa Cleópatra, que impede as acções de César. Com o palácio concluído a tempo, César reconhece que perdeu a aposta. Uma grande festa é organizada antes do regresso dos gauleses à Gália para o banquete final. 

"Astérix e Cleópatra" estreou-se em Portugal na revista Tintin (#1 ao #21 do 1º ano) em 1968. Um ano depois a Editorial Íbis edita a aventura em álbum, reeditado pela Livraria Bertrand [1974], Meribérica [1989], ASA [2006] e Público/ASA [2013]. O suplemento Flecha 2000 (#73 a #81) do extinto Diário Popular também publicou o episódio.

Os extras desta edição da Salvat são os artigos "O humor, a melhor poção mágica!", "Astérix faz-se convidado na casa da rainha das rainhas" e "Uma rainha para Astérix e Obélix".

Colecção Integral Astérix #20 - Astérix e Cleópatra, Albert Uderzo e René Goscinny, Salvat, 64 pp., cor, capa dura, 10,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário