1 de junho de 2020

Colecção Integral Astérix #9: O presente de César

Astérix e o Presente de César ("Le cadeau de César") é o vigésimo primeiro álbum da série, escrito por René Goscinny e desenhado por Albert Uderzo. A estreia do episódio dá-se numa pré-publicação em 1974 no jornal Le Monde e, posteriormente, em álbum da Dargaud nesse mesmo ano. O Presente de César é a primeira aventura que não é publicada na revista Pilote, onde se estreou a série.

Em Portugal, a aventura estreia-se em álbum pela Livraria Bertrand em 1975. Posteriormente, é editado pela Meribérica-Líber (1989) e a ASA (2007). A revista Tintin publica a série em 1975 (#22 ao #43 do 8º ano), assim como o Jornal da BD (#65 ao #71) em 1983.

Pipadetintus, um legionário romano alcoólatra prestes a concluir os 25 anos de serviço militar, critica  César numa taberna. Este para o castigar presenteia-lhe com a aldeia dos irredutíveis (era costume os legionários ao acabarem o serviço militar receberem terrenos como prémio). Romeomontaigus troca a aldeia por vinho e uma refeição numa estalagem em Arausio. O estalajadeiro Ortopedix decide então tomar posse da aldeia, pois o documento tem a assinatura de Júlio César, viajando para lá com sua esposa Angina e a filha Coriza ("Zazá").

Como era evidente, Abracourcix não lhe passa o poder, mas permite que este ficasse como estalajadeiro na aldeia. Tudo parecia correr bem até ao ponto em que Angina decide tentar dominar a aldeia e expulsar Abracourcix. Juntando a este facto, reaparece Pipadetintus para recuperar o que era seu por direito, e conta com a ajuda dos romanos. 

Nesta edição da Salvat, é explicado como o álbum, editado num ano eleitoral muito agitado em França, oferece uma divertida visão das "mulheres da Gália" e dos debates políticos. Num outro texto, os autores explicam-nos a arte da onomatopeia, muito presente nos álbuns de Astérix.

Colecção Integral Astérix #9: O presente de César, Albert Uderzo e René Goscinny, Salvat, 64 pp., cor, capa dura, 10,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário