19 de dezembro de 2018

O Recomeço e Outras Histórias

A presente edição de cariz antológico reúne uma extensa produção artística de Agonia Sampaio, compreendida entre 1987 e 2018, composta por 30 histórias curtas de Banda Desenhada de vários géneros, recupera trabalhos publicados em jornais e fanzines realçando a enorme capacidade de trabalho do autor.

António Manuel Agonia Sampaio, nasceu em Luanda a 16 de Março de 1970. Reside na Póvoa de Varzim e começou desde muito cedo a desenhar, sendo os seus principais temas a natureza e os ambientes rurais. 
Somou prémios como o 3º prémio para um concurso nacional no Seixal (1986), o 2º prémio no concurso Comicarte (Porto), o 1º prémio do Clube Português de Banda Desenhada (Lisboa) e um 1º prémio para a melhor obra portuguesa, em Ourense, Espanha (1987). Em 1990 e 1991 vence, por duas vezes, o prémio Rafael Bordalo Pinheiro e, em 1992, o 1º prémio em Moura juntamente com várias menções honrosas. Ganhou o Galardão Jovem de 1995 na Tertúlia de Banda Desenhada organizada por Geraldes Lino.
Colaborou em vários jornais como o Público, Jornal de Notícias, O Primeiro de Janeiro, A Voz da Póvoa, O Comércio da Póvoa e Mankicu (Angola).
Tem oito livros publicados onde se destacam “A História da Cerejinha”, “A Partida do Zequinha”, “A Maior Prova de Amor” … e quatro álbuns de edição de autor. 
Em 2018, participou com uma história curta intitulada de “A Revelação” na colectânea “Humanus” editada pela Escorpião Azul.

O Recomeço e Outras Histórias, Agonia Sampaio, Escorpião Azul, 128 pp., p&b, capa flexível, 12€


Sem comentários:

Enviar um comentário