9 de dezembro de 2018

Aventuras do Boneco Rebelde

As aventuras de O Boneco Rebelde, publicadas na revista O Papagaio entre 1939 e 1943, foi, apenas superado por Tintin, um herói extremamente popular. O seu autor era Sérgio Luís Henriques de Almeida Fernandes, nascido em 1921 e, lamentavelmente, falecido com apenas 21 anos, acometido de uma tuberculose renal. A maior parte da sua curta vida fê-la na cidade de Leiria. 

Assim, na sequência da extraordinária generosidade da família Fernandes (as irmãs Cristina Guimarães e Lia Fernandes), que garantiu o depósito de cerca de duas centenas de obras dos artistas leirienses Luis Fernandes e seus fihos Guy Manuel  e Sergio Luis, no Museu de Leiria , realizou-se a exposição Rebeldes: Sergio Luis e Guy Manuel, em parceria com o  Arquivo Distrital de Leiria, onde já se encontrava em depósito parte da obra destes irmãos.

E a esta entidade, na pessoa da sua directora, Paula Candido, e a José Oliveira, artista multi facetado que ha muito reside em Leiria, que se deve o despoletar do processo.

Esta exposição deixou clara a necessidade de se publicarem os volumes das aventuras do Boneco Rebelde, em versões que garantam o seu usufruto pelos novos aventureiros.

Os visitantes demonstram sempre um grande entusiasmo com esta personagem e com a vida do seu criador, Sergio Luiz. Sentiu-se que se devia publicar, na versão em que Sergio Luiz as criou, a preto e branco, as aventuras deste importante personagem na história da Banda Desenhada Portuguesa.

Existiam ja publicações que continham esta obra, incluindo em fac-simile, mas as pranchas encontravam-se publicadas na versão final saída da tipografia.

Sergio Luiz não as pintou, quem fez esse trabalho foram os tipógrafos, e com a publicação das aventuras individualizadas em 4 volumes, tentou-se recuperar o traço mais próximo do autor, limpando anos de desgaste das páginas da revista O Papagaio e em simultâneo, publicar o catálogo da exposição, que se torna no quinto volume da colecção Boneco Rebelde.

O catálogo, muito breve, regista graficamente a exposição, premiada este ano nos prémios da Associação Portuguesa de Museus.

A colecção é composta por 5 volumes, sendo: 1. Aventuras do Boneco Rebelde; 2. 0 Livro Mágico; 3. O Boneco Toma A Sair do Frasco; 4. A llha Misteriosa ; 5. ReBelDes: Sergio Luiz e Guy Manuel.

Leiria e Portugal devem olhar de outro modo este legado, porque é uma obra absolutamente actual, sendo intemporal. As aventuras são as de qualquer imaginar infantil e a capacidade narrativa do autor e inquestionável. A vida trágica de Sergio Luiz, muito curta, não impediu a realização de uma obra de inegável qualidade.

A colecção está à venda nas lojas municipais, nomeadamente nos museus. Poderá adquirir-se separadamente cada volume ou a colecção, que tem uma caixa arquivadora e um lápis exclusivos do Boneco Rebelde.

Em 1999, a Bedeteca de Lisboa a editora Baleiazul publicaram um volume dedicado ao Boneco Rebelde, compilando todas as suas aventuras com textos introdutórios de Carlos Bandeiras Pinheiro e João Paulo Paiva Boléo.






Sem comentários:

Enviar um comentário