7 de julho de 2016

Revisão - Bandas Desenhadas dos anos 70

2016 marca 40 anos do fim da icónica Visão, uma revista improvável num país com graves problemas económicos mas que se apresentava nas bancas com ar luxuoso, cores ácidas e brilhantes, temáticas políticas e libertárias.

Com o objectivo de comemorar a publicação que fez uma ruptura com a BD tradicional portuguesa, mas sobretudo recuperar um conjunto de BDs esquecidas dos anos 70 cheias de frescura, rebeldia e prazer criativo, vindas de outras experiências editoriais como Evaristo, O Estripador ou & etc.

A obra contém trabalhos de António Pilar, Bruno Scoriels, Carlos Barradas, Carlos "Zíngaro", Fernando Relvas, Gracinda, Isabel Lobinho, J.L. Duarte, João Manuel Barroso, Nuno Amorim, Paralta & Zé Baganha, Pedro Massano, Pedro Potier, Tito, Zé Paulo (1937-2008), Zepe e ainda António Pinho, Carlos Soares, Jorge Lima Barreto (1949-2011) e Mário-Henrique Leiria (1923-1980) para muita BD psicadélica, urbana, cósmica, mórbida, erótica, pessimista, ácida, crítica, tão ying & yang tal como foi a década de 70 neste país periférico.

Após uma apresentação deste livro no Festival de BD de Beja (29 de Maio), tudo indica que será lançado dia 9 de Julho na Feira Morta a decorrer na Bedeteca de Lisboa (jardins da Biblioteca dos Olivais).

Revisão - Bandas Desenhadas dos anos 70, colectânea, Marcos Farrajota, 184 pp., cor

Sem comentários:

Enviar um comentário