13 de agosto de 2015

Colecção Poderosos Heróis Marvel: #4 Viúva Negra - O Manto da Viúva

É colocado hoje à venda mais um volume da colecção em epígrafe, numa edição da Levoir e distribuição do jornal Público.

A vida de Natasha Romanova sempre foi muito movimentada - espia soviética, refugiada no Ocidente, assassina profissional e Vingadora, a sua carreira letal tornou-a famosa em todo o mundo. Mas agora, os seus dias como Viúva Negra podem ter chegado ao fim. Yelena Belova, a nova Viúva Negra, pretende reclamar o manto que ela acha que foi roubado à Mãe Rússia. A batalha das duas Viúvas vai levá-las das ruas geladas de Moscovo e dos desertos do Médio Oriente às ruas de Nova Iorque. Qual das duas Viúvas sairá vencedora deste confronto?
O primeiro herói desta colecção a ter uma estreia em português é uma heroína, a Viúva Negra, personagem que conheceu recentemente uma renovada popularidade, graças sobretudo aos filmes recentes da Marvel (com relevo para os dois filmes dos Vingadores), em que ela tem uma importância grande, como agente da SHIELD e como membro dos Vingadores, interpretada brilhantemente por uma das grandes actrizes contemporâneas, Scarlett Johansson.
Criada originalmente por Stan Lee, Don Rico e Don Heck em 1964, em plena Guerra Fria, nas páginas de Tales of Suspense #52, a Viúva Negra é Natasha Romanova, uma espia soviética que tinha a capacidade de sedução como arma principal para conseguir os seus objectivos, que passavam por roubar os segredos industriais de Tony Stark, o Homem de Ferro. Mas rapidamente Natasha abandona os seus antigos patrões, pede asilo no Ocidente e junta-se aos Vingadores. E é precisamente a sua presença ao lado dos heróis, seja pela sua filiação nos Vingadores, seja pelas relações amorosas que estabelece com alguns heróis como o Gavião Arqueiro ou o Demolidor, que faz com que o leitor se esqueça que a Viúva Negra é, antes de tudo, uma espia.
É todo o seu passado e história como espia que são recuperados neste volume, em duas histórias que nos lembram ao mesmo tempo, as suas origens (como membro dum programa de treino especial soviético, que tem produzido Viúvas Negras ao longo das décadas) e a sua carreira como agente especial. Greg Rucka assina uma dessas histórias (Pale Little Spider no original), lançada em mini-série em 2002, e que nos conta como Yelena Belova, uma jovem recruta russa, se transforma na nova Viúva, num conto com uma carga erótica pouco comum no universo Marvel. Rucka conta aqui com a arte do ilustrador russo Igor Kordey, cujo estilo sombrio se revela perfeito para uma história passada no submundo de Moscovo.
A segunda história (The Itsy-Bitsy Spider, editada originalmente em mini-série em 1999, uns anos antes da história de Rucka, mas que se passa depois dessa primeira história) é assinada pela escritora Devin Grayson, com desenho do sempre espectacular de J.G. Jones - com o seu traço elegante, rigoroso e sensual - e conta a primeira confrontação entre a Viúva Negra original, e a sua sucessora, a pretendente ao Manto da Viúva.

Viúva Negra: O Manto da Viúva,
152 pgs a cores, formato comic, capa dura.
Preço: €8,90

Sem comentários:

Enviar um comentário