2 de julho de 2015

O Árabe do Futuro - Volume 1

Uma novela gráfica de cariz autobiográfico e alcance político em que, com um humor arrasador e uma grande sensibilidade, o autor conta a sua infância e juventude na Líbia do General Kadafi e na Síria de Hafez Al-Assad.

A ideia desta obra – confessa o autor – remonta aos começos da guerra civil na Síria, em Março de 2011. A fusão da sua história pessoal com a História real do mundo árabe, ambas contadas através do olhar inocente da criança que ele é na narrativa, dá a este álbum uma importante dimensão sociológica e confirma que a autobiografia é um dos segmentos maiores da BD actual.

Primeiro volume de uma anunciada trilogia, este título atingiu já em França o estatuto de bestseller, com mais de 220.000 exemplares vendidos desde o seu lançamento, em Maio de 2014.

O 2º volume, ansiosamente aguardado pelo público e pela crítica, acaba de ser lançado em França (a 11 de Junho) com uma tiragem 130.000 exemplares, um número muito acima do normal para este género literário. Internacionalmente, o sucesso desta obra é também assinalável, encontrando-se até ao momento já vendidos os direitos de tradução para 16 línguas, entre as quais o árabe.

Prémios
Fauve d’Or para o Melhor Álbum do Ano no Festival Internacional de BD de Angoulême 2015
Grande prémio RTL 2014 para o Melhor Livro de BD do Ano
Melhor BD no Festival do Livro de Saint-Étienne 2014

O Árabe do Futuro, Riad Sattouf, Teorema, 2015, 160 pp.

Sem comentários:

Enviar um comentário