14 de julho de 2013

O Cinema e a BD (I) - O Mascarilha

Johnny Depp e o realizador dos «Piratas das Caraíbas» (Gora Verbinski) recuperam a lenda d' O Mascarilha (Lone Ranger) num filme da Disney a estrear, entre nós, no próximo mês de Agosto.

Como sabemos, o Mascarilha, cowboy imaginado por Fran Striker (há quem afirme que o autor é o dono da rádio, George Trendle) para a estação de rádio de Detroit WXYZ, tinha como característica a sua máscara negra, fazendo-se acompanhar por Tonto, um ameríndio, e pelo célebre cavalo Silver. A procura da justiça foi a sua principal missão ao percorrer o Velho Oeste, com as suas aventuras a passearem-se pelas novelas radiofónicas e em revista, pela banda desenhada e pelo cinema e TV.

A primeira transmissão das aventuras de Lone Ranger ocorreu em 30 de Janeiro de 1933, com as suas novelas radiofónicas a animaram os serões dos lares norte-americanos até 3 de Setembro de 1954. Entretanto, o Mascarilha começou a ser distribuído pela King Features Syndicate em 1938 numa tira diária de banda desenhada, desenhada por Ed Kressy, substituído um ano depois pelo consagrado Charles Flanders, que mais tarde substituiria Alex Raymond no desenho do Agente Secreto X-9, embora mantendo-se na série até ao seu final em 1971 com a colaboração de Tom Gill e Jon Blummer.


Em 1939, a Dell Comics lança uma revista com o nome do autor, com histórias recuperadas das páginas dominicais e outras inéditas, produzidas pelos argumentistas Gaylord Dubois (autor de vários episódios de Tarzan) e Paul S. Newman e pelos desenhadores Keats Petree e Tom Gill.


Os personagens Tonto e Silver também tiveram direito a revistas próprias. Em 1981, recuperou-se a lenda numa outra tira diária, desenhada por Russ Heath, com argumento de Cary Bates, mantendo-se em publicação apenas três anos. Finalmente, em 1994 a Topp Comics lança uma edição do Mascarilha realizada por T. Truman, R. Landsale e Ragyar.

Quanto ao cinema, em 1938, a TV emite uma série de quinze episódios com Lee Powell (Mascarilha) e Chief Thunder-Cloud (Tonto). No ano seguinte, é emitida mais uma série de quinze episódios com o Mascarilha agora a ser protagonizado por Robert Livingstone. Em 1956, surge a primeira grande metragem («O Homem da Mascarilha»), numa realização de Stuart Heisler com os actores Clayton Moore (Mascarilha) e Jay Silverheels (Tonto). Em 1958, a dupla repete em «Lone Ranger and the lost city of gold», agora com realização de Lesley Selander. Finalmente, em 1948 a TV volta com mais uma série com os mesmos protagonistas dos dois filmes anteriores (John Hart substitui mais tarde Clayton Moore). Esta série é emitida, entre nós, na década de 60 do século passado pela RTP.

Em Portugal, as aventuras do Mascarilha apareceram nas revistas da Agência Portuguesa de Revistas (Mundo de Aventuras, Condor, Tigre e Mascarilha) e no Cavaleiro Andante.







Sem comentários:

Enviar um comentário