21 de julho de 2013

Les personnages de Lucky Luke et la véritable histoire de la conquête de l'Ouest

Em 2011 e 2012, a parceria de publicações francesas Le Point/Historia editaram dois volumes intitulados «Les personnages de Tintin dans l'histoire» onde se cruzavam as fontes históricas e a ficção dos argumentos de Hergé.

Em 2013, cabe a Lucky Luke a distinção de um estudo sobre as personagens e lendas do Oeste norte-americano e o seu contributo para os episódios do «cow-boy que atira mais rápido que a própria sombra».

Percorrendo onze álbuns do herói de Morris e Goscinny, os autores retratam a história da América, iniciando-se na conquista do Oeste pelo comboio («Carris na pradaria»), os sulistas maus perdedores que se transformam em criminosos («Lucky Luke contra Joss Jamon»), os terríveis irmãos Dalton Os primos Dalton»), a conquista do Oeste pelos colonos europeus («Corrida para Oklahoma»), a lenda de Billy the kidBilly the kid»), a ascensão dos agricultores no far-westArame farpado na pradaria»), a mítica Calamity JaneCalamity Jane»), o império das diligências da Wells Fargo A diligência»), a personagem lendária de Jesse James Jesse James»), as mães coragem do Oeste («Mã Dalton») e a importância do telégrafo na construção dos Estados Unidos da América («O fio que canta»).

A finalizar esta extraordinária obra de contributo a uma das personagens de ouro da banda desenhada europeia, uma selecção biográfica para melhor compreendermos a obra de Lucky Luke e a história do Far-West.

«Les personnages de Lucky Luke et la véritable histoire de la conquête de l'Ouest» pode ser encontrada em Portugal nas lojas FNAC e El Corte Inglês.

«Les personnages de Lucky Luke et la véritable histoire de la conquête de l'Ouest», colectivo, Le Point/Historia, hors-serie, cartonado, 130 pp., 10,90 €

Sem comentários:

Enviar um comentário