13 de maio de 2011

Os Incontornáveis de BD #10


Largo Winch conheceu a sua origem em forma de romance no ano de 1977, uma criação de Jean Van Hamme. Largo Winczlav, filho do despótico pai Nerio, herda 10 milhões de dólares e a presidência de uma sociedade tentacular. Com a arte de Philippe Francq, as Editions Dupuis começam a editar em 1990 as aventuras de Largo Winch em banda desenhada.
Já foram editados até ao momento 19 episódios desta série que retratam os jogos, por vezes, pouco limpos do mundo económico e e da alta finança empresarial, aproveitando os brilhantes conhecimentos de ciências económico-financeiras de Jean Van Hamme, licenciado nesta área.
A colecção «Os incontornáveis de BD» edita dois episódios inéditos em Portugal, o sétimo e oitavo episódios, dando continuidade aos seis primeiros já editados pela Bertrand Editora (os primeiros quatro) e a Gradiva. Esta editora também publicou o 15º episódio.

A Fortaleza de Makiling
Por uma vez, Largo Winch e o seu grande amigo Simon Ovronnaz, decidiram tirar uma curtas férias para descansar. Marjane Texel convenceu Simon a viajarem até a um destino turístico na Birmânia, onde visitam templos budistas sob um sol escaldante. Largo, por seu turno, desde encostas nevadas na companhia de uma mulher encantadora. Terminam os dois a noite na intimidade de uma vivenda isolada, junto a uma acolhedora lareira. Mas Simon acaba o dia na prisão, acusado de matar Ming Than, um oficial da polícia birmanesa...

A Hora do Tigre
Condenado à pena de morte na Birmânia, Simon Ovronaz continua preso na fortaleza de Makiling. Depois de ter esgotado todos os recursos diplomáticos, Largo Winch decide organizar uma missão de salvamento a partir da Tailândia. É interceptado no aeroporto e forçado a comprometer-se a não efectuar qualquer acção que possa comprometer as boas relações políticas entre o governo americano e o regime militar birmanês. Para garantir a cooperação de Largo, os seus interlocutores oferecem-lhe uma estadia forçada até ao dia da execução do amigo.

Os Incontornáveis de BD #10, Largo Winch, Van Hamme e Francq, Público/ASA, 2011, 96 pp

Sem comentários:

Enviar um comentário