5 de setembro de 2022

Clássicos da Literatura em BD #19 - Quo Vadis?

O escritor polaco Henryk Sienkiewicz autor de Quo Vadis?  a obra que a Levoir e a RTP lançam amanhã, nasceu em 1846 em Wola Okrzejska, na Polónia Oriental ocupada pela Rússia. Passou a sua infância no campo, numa família culta da nobreza rural onde as tradições polacas eram muito vivas. Depois de estudos brilhantes de letras clássicas em Varsóvia, Sienkiewicz inicia uma carreira de sucesso como jornalista e depois dedicou-se a escrever ficção, incluindo numerosos romances históricos. A sua obra valeu-lhe o Prémio Nobel da Literatura em 1905 pelos seus "excelentes méritos enquanto escritor épico".

A história de Quo Vadis? tem lugar na antiga Roma, aproximadamente no ano 63, cidade repleta de crimes e libertinagem, sob o regime do brutal imperador Nero, caprichoso e tirânico.

O autor ilustra o conflito das ideias morais no seio do Império Romano - um conflito que provocou a queda da imoralidade pagã e permitiu ao Cristianismo tornar-se a força dominante da história. Este romance pungente fala do amor que nasce entre uma jovem cristã, Lígia, e um romano pagão, Marcus Vinicius. O conflito descrito em Quo Vadis? sempre foi de grande interesse para uma vasta audiência de leitores.

Quo Vadis? é a obra-prima intemporal de Sienkiewicz e foi traduzida para mais de cinquenta línguas.

A adaptação do argumento é de Patrice Buendia, o dossier na segunda metade do livro tem colaboração de Françoise Bayle e o desenho é de Cafu.

Clássicos da Literatura em BD #19 - Quo Vadis?, Cafu e Patrice Buendia, Levoir/RTP, 64 pp., cor, capa dura, 13,90€





Sem comentários:

Enviar um comentário