30 de junho de 2022

A cicatriz - Na fronteira entre o México e os Estados Unidos

A Cicatriz, uma novidade da Escorpião Azul, é uma reportagem gráfica sobre a dura realidade que existe em ambos os lados da fronteira entre o México e os Estados Unidos. Três mil e duzentos quilómetros de um Muro que divide a sociedade, criando uma ferida profunda em torno  da qual vão alternando a escuridão, a luz, a violência e a humanidade. Andrea Ferraris e Renato Chiocca viajaram para Tucson e Nogales para documentar as histórias dos que vivem na sombra desse Muro: uma zona de guerra em terra de ninguém. O que eles viram e ouviram foi capturado nesta novela gráfica

Os autores

Renato Chiocca é realizador e argumentista, trabalha para cinema, teatro e televisão. Realizou vários documentários sobre os Himalaias, Cuba, Lampedusa, Tunísia e outras curtas metragens, anúncios, videoclipes e programas de televisão. Entre o cinema e a banda desenhada dirigiu Mattotti (2006), sobre a obra de Lorenzo Mattotti com a participação do Prémio Pulitzer Art Spiegelman, e Once Out (2012), livremente inspirado em Os Inocentes de Gipi.

Andrea Ferraris gosta de pessoas que têm paixões fortes, que levam vidas estranhas e não têm medo de demonstrá-las. É autor de cinco livros. Dois realizados com grandes amigos, Bottecchia, com Giacomo Revelli e La Cicatrice em conjunto com Renato Chiocca. Duas novelas a solo, Churubusco e La Lingua del Diavolo publicados em Itália, França, Portugal, EUA e México. E por último um livro autobiográfico, Una Zanzara nell’Orecchio publicado pela editora Einaudi em Itália, pela Delcourt em França e pela Epix na Suécia.

A cicatriz, Renato Chiocca e Andrea Ferraris, Escorpião Azul, 48 pp., p&b, capa flexível, 12€












Sem comentários:

Enviar um comentário