12 de agosto de 2021

Regresso do FIBDA ao formato original




O Festival Amadora BD celebra 32 anos em 2021 e um regresso há muito esperado. Em 2021, o Amadora BD retomará a sua realização física entre os dias 21 de Outubro e 1 de Novembro, com um núcleo central numa nova morada, o Ski Skate Amadora Park, e dois núcleos paralelos, na Bedeteca da Cidade e na Galeria Municipal Artur Bual. Exposições, lançamentos, sessões de autógrafos, apresentações e palestras fazem parte da programação deste ano, que contará ainda com algumas iniciativas em formato híbrido.

Os Prémios de Banda Desenhada da Amadora marcam presença na edição deste ano e distinguem, pela primeira vez, com um prémio pecuniário de cinco mil euros, a Melhor Banda Desenhada de Autor Português. Os Prémios são uma distinção do Município da Amadora, com a finalidade de consagrar e distinguir os autores de banda desenhada, através do incentivo à produção de obras provenientes destes géneros literários, em contexto nacional e com impacto internacional. Estas distinções promovem o interesse pela leitura, o enriquecimento artístico e cultural, o desenvolvimento social e o pensamento crítico.

Face ao panorama cultural atual, a atribuição de prémios desta tipologia fomenta o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos autores, editores, agentes culturais e demais instituições artístico-culturais.

A organização partilha o link de acesso ao Regulamento dos PBDA: https://www.cm-amadora.pt/municipio/regulamentos/443-cultura-regulamentacao-especial.html. O júri da edição deste ano será constituído pelos seguintes elementos: Pedro Cleto (Presidente do Júri, em representação da CMAmadora), Representante designado pelo Clube Português de Banda Desenhada e o Representante da Escola Ar.Co, o Professor de Banda Desenhada, Daniel Lima. Mais se informa que estão abertas as candidaturas aos Concursos Municipal e de Banda Desenhada da Amadora, cujos regulamentos podem ser consultados, também, no link em epígrafe.

Mediante a análise do presente Regulamento, solicita-se às editoras e demais projectos que pretendam candidatar as suas edições às presentes distinções que remetam à organização uma listagem com as obras candidatas e as respectivas categorias associadas. As obras que constem das listagens deverão ter sido publicadas entre 2 de Agosto de 2020 e 31 de julho de 2021. Cada listagem não deverá ser superior a 30 títulos. A data limite para a entrega das listagens referidas é o dia 15 de Setembro de 2021.

Sem comentários:

Enviar um comentário