20 de agosto de 2021

Os olhos do gato

Está disponível a partir de hoje nas livrarias  a novidade Os Olhos do Gato, que foi a primeira colaboração de banda desenhada entre Moebius e Jodorowsky, uma maravilhosa experiência de narrativa sequencial que se tornou ao longo dos anos um livro de culto, por ter sido muito pouco reeditado até recentemente. Este é o segundo livro co-editado com a Arte de Autor, numa junção de forças que se espera que represente a possibilidade de mais e melhores edições de BD no nosso país.

A presente edição inclui um extenso dossiê sobre o livro e a sua história, ricamente ilustrado, bem como o prefácio original de Alejandro Jodorowsky para a edição dos Humanoïdes Associés. Verdadeiro poema visual, de uma simplicidade e crueldade enganadoras, que mostra uma utilização inovadora dos mecanismos narrativos da banda desenhada e do cinema, Os Olhos do Gato é a primeira e a menos convencional das colaborações entre Moebius e Jodorowsky, dupla responsável por obras incontornáveis com a série O Incal ou A Louca do Sacré Coeur. Uma obra de culto, poética e mística, que, mais de 40 anos após a sua publicação original, mantém intacto todo o seu fascínio.

Os Olhos do Gato é uma obra singular no percurso de dois geniais criadores até na forma como aborda as convenções da BD para as subverter. Uma obra mítica, que, por ter estado indisponível durante muito tempo, foi bastante mais falada do que lida, o que ajudou ao seu estatuto de verdadeiro livro de culto. Um livro imprescindível, que finalmente é editado em Portugal, numa edição num formato ligeiramente maior do que o original, de modo a que o fabuloso trabalho gráfico de Moebius possa ser devidamente apreciado. Além do prefácio original de Jodorowsky, a obra é enriquecida por um dossiê final da autoria de João Miguel Lameiras que traça a história desta obra singular, ilustrado com imagens raras. 

Cada vez que via uma página [de Os Olhos do Gato] o prazer espiritual que sentia era de um nível superior ao de um orgasmo. Diante dos meus olhos, tinha a prova inegável de que a banda desenhada é uma grande arte, merecedora de um respeito semelhante ao dispensado aos quadros expostos nos museus.”

- Alejandro Jodorowsky (do prefácio)

Os olhos do gato, Moebius e Jodorowsky, A Seita/Arte de Autor, 64 pp., capa dura, p&b, 16,50€





Sem comentários:

Enviar um comentário