15 de dezembro de 2016

Sandman #11 - A vigília

Chegados ao fim desta saga magnífica criada por Neil Gaiman, com que ao longo de 11 semanas a Levoir e o Público nos presentearam, não podemos deixar de referir toda a equipa criativa que nos ajudou a viver momentos grandiosos, desenhadores: Dave McKean, Sam Kieth, Mike Dringenberg, Malcolm Jones III, Kelley Jones, Jill Thompson, Marc Hempel, Michael Zulli, Charles Vess e o colorista Danny Vozzo.

Originalmente lançada nos EUA em 1989, a série levaria sete anos a completar, revolucionaria para sempre os comics americanos, levaria centenas de milhares de novos leitores a apaixonarem-se por BD e lançaria a carreira de inúmeros artistas, para além de ter ajudado a consolidar a Vertigo, o selo de BD adulta da DC Comics.

Em a "A Vigília" assistimos às últimas homenagens que sonhadores de todo o mundo - e de outros mundos - prestam a Morfeu, e à estreia de Daniel como novo senhor do Sonho. Nesta história em que se fazem os preparativos para o funeral, vamos assistir aos depoimentos dos amigos, da família e também das suas amantes. Cada um deles irá descrever-nos um Sonho que não é parecido com aquele que o leitor conheceu durante estas 11 semanas. Entretanto, Daniel começa a conhecer um pouco mais do seu reino e das criaturas ao seu serviço.

Bem diferente do seu antecessor, receberá uma inesperada visita que lhe vai dar mais confiança para o que virá a seguir, e para enfrentar finalmente a sua família, os Eternos.

A fechar a edição, Gaiman constrói três contos fechados que mostram, respectivamente, o destino de Robert Gadling, uma parábola que conta com a presença de Morfeu e Daniel e o pagamento da dívida de William Shakespeare, que vimos pela primeira vez no terceiro volume da série.

Para além disso, este volume inclui também uma pequena história curta, O Castelo, originalmente incluída no volume The Kindly Ones (publicado nesta série em dois volumes como "As Benevolentes", partes 1 e 2).

Sandman #11 - A vigília, Neil Gaiman, Michael Zulli, Jon Muth, Charles Vess e Kevin Nowlan, Levoir, cor, capa dupa, 11,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário