9 de maio de 2015

Colecção Novela Gráfica #12

Bando de Dois de Danilo Beyruth é o último volume da colecção Novela Gráfica da Levoir e já se encontra nas bancas, antecipando-se uma semana ao previsto.
Dois cangaceiros, últimos sobreviventes do seu bando, partem em busca de vingança e das cabeças decepadas dos seus companheiros, que se encontram na posse da força militar que os derrotou, numa aventura que os levará a enfrentar um verdadeiro exército. Bando de Dois é o livro que relançou a aventura na banda desenhada no Brasil, num registo entre o romance do sertão e o western spaghetti.


Em Portugal, a banda desenhada brasileira - ou HQ, histórias em quadrinhos, como ela é chamada no Brasil - não é muito conhecida, talvez com excepção de Mauricio de Sousa e da sua Turma da Mónica. E por isso, vamos começar por aí: quando há uns anos atrás a Mauricio de Sousa Produções anunciou a sua intenção de lançar uma linha de novelas gráficas com as suas personagens, ninguém estava à espera da qualidade do material que foi editado, e ninguém estava à espera que o primeiro volume desta colecção ganhasse um dos mais prestigiados prémios da BD no Brasil, o Troféu HQ Mix. Ninguém em Portugal, isto é, já que o autor desse volume, Danilo Beyruth, ainda é desconhecido no nosso país. Astronauta: Magnetar, esse livro da colecção Graphic MSP, valeu-lhe em 2013 o seu segundo troféu como Melhor Desenhador, mas Bando de Dois, o livro que têm em mãos, tinha já anteriormente ganho os Prémios de Melhor Desenhador, Melhor Argumentista e Melhor Edição Especial em 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário