1 de maio de 2015

Colecção Novela Gráfica #10: O diário de meu pai

Já se encontra nas bancas o 10º volume da colecção Novela Gráfica, editada pela Levoir e distribuída pelo jornal Público. O presente volume tem a autoria Jirô Taniguchi, autor que teve a sua estreia em Portugal numa colectânea do Correio da Manhã, editada em 2005.


Em O Diário do meu Pai, Taniguchi conta-nos uma história de regresso às raízes, que o leva a evocar a infância e a perceber finalmente o verdadeiro motivo por que o pai abandonou a família. Taniguchi queria contar uma história que tivesse a sua terra natal, Tottori, como cenário, mas, como refere numa entrevista a Benoit Peeters: “quando me pus a reflectir na história, apercebi-me que, de facto, não sabia quase nada sobre o meu pai. Imaginei então uma personagem que regressa à sua terra natal para descobrir quem era verdadeiramente o seu pai. (…) A história é inventada, mas os sentimentos e o espírito da história resultam da minha experiência pessoal. Tinha em relação ao meu pai o mesmo tipo de sentimentos que estão descritos no livro. No fundo, durante a minha juventude, tinha a ideia que não queria ser como ele. Achava que a vida do meu pai não era uma vida interessante. Mas depois descobri que afinal não era bem assim, e é isso mesmo que tento transmitir neste livro”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário