11 de janeiro de 2025

Arlindo Fagundes [1945-2025]

Arlindo Fagundes, falecido em 9 de Janeiro de 2025, foi um multifacetado artista português, reconhecido por seu trabalho como ilustrador, autor de banda desenhada, ceramista e cineasta.

Natural de Ovar, Fagundes estudou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Para evitar a participação na Guerra Colonial Portuguesa, exilou-se na França entre 1967 e 1974, onde se diplomou em realização cinematográfica pelo Conservatoire Libre de Cinéma Français. Após a Revolução dos Cravos, retornou a Portugal e iniciou uma carreira em cerâmica. 

Fagundes é amplamente reconhecido pelas ilustrações da série juvenil “Uma Aventura”, escrita por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, que marcaram o imaginário de várias gerações de leitores portugueses. Além disso, criou obras de banda desenhada notáveis, como “La Chavalita”, uma homenagem ao barbeiro e cantor português António Variações, e “A Rapariga do Poço da Morte”. O seu anti-herói Pitanga é uma figura central em suas histórias, com aventuras publicadas em álbuns como “O Colega de Sevilha”. 

Ao longo de sua carreira, Fagundes recebeu diversos prémios, incluindo o 1º Prémio de Design Artesanal na Bienal de Vila Nova de Cerveira em 1987. Em 2003, foi agraciado com o Troféu Zé Pacóvio e Grilinho no Festival da Amadora, e em 2004, com o Troféu Sobredão no Salão de Banda Desenhada da Sobreda

Sem comentários:

Enviar um comentário