12 de janeiro de 2025

Ano editorial de 2024 (1ª parte)

O ano de 2024 foi desde sempre aquele em que existiram mais edições de álbuns e obras relacionadas com a BD e cartoon. Foram contabilizadas 427 edições, mais 4 que no ano anterior. Não são contabilizadas revistas e fanzines.

 


Ao longo do ano, verificamos dois picos editoriais, em Junho e Outubro, muito por culpa dos Festivais de banda desenhada.


A Devir volta a conquistar o primeiro lugar do pódio com mais edições em 2024 (64), mais 13 do que no ano anterior. A ASA mantém o segundo lugar, mas com menos uma obra do que no anterior. Este ano o terceiro lugar é ocupado pela Levoir, que duplicou as edições de 2023, consequência das parcerias com o Público e a RTP.





No que diz respeito ao total de edições desde sempre, a ASA mantém o primeiro lugar, muito distante da já desaparecida Meribérica-Líber. O terceiro lugar é ocupado pela Devir que paulatinamente se aproxima do lugar superior.


Na segunda parte desta análise, reportaremos a origem da edições, a quantidade de páginas editadas e os preços das edições.


Sem comentários:

Enviar um comentário