25 de outubro de 2023

Fukushima

Recentemente disponível numa série disponibilizada pela Netflix, a catástrofe da central nuclear japonesa de Fukushima foi um dos piores acidentes radioactivos do planeta. 

Bertrand Galic e Roger Vidal visitam numa obra em banda desenhada o sacrifício heróico de alguns trabalhadores que conseguiram evitar piores consequências daquele acidente nuclear da Central Nuclear de Fukushima em 2011. 

Estamos em 11 de Março de 2011.

Um terrível terramoto deu origem a uma enorme onda, que atingiu o nordeste do país com toda a força. É aí que se situa a central elétrica de Fukushima Daiichi. A violência sem precedentes do cataclismo conduziu a um acidente nuclear devastador. Como devemos reagir ao caos? O que fazer quando o inconcebível acaba de acontecer? Masao Yoshida, o diretor da central, tem de responder com urgência. A reputação do país está em jogo e as vidas dos seus colaboradores e concidadãos dependem disso. Os primeiros cinco dias serão decisivos. Num cenário catastrófico, em que os edifícios estão mergulhados na escuridão, as explosões se multiplicam e a radiação se torna cada vez mais tóxica, há que tomar decisões difíceis. Mais tarde uma comissão de inquérito ouve o testemunho de Yoshida, para compreender a magnitude da tragédia que tiveram de enfrentar.

Fukushima - Crónica de um Desastre Sem Fim, Bertrand Galic e Roger Vidal, Gradiva, 136 pp., cor, capa dura, 27,50€





Sem comentários:

Enviar um comentário