A obra de Jerome Charyn, prolífica, impressionante e recompensada com numerosos prémios, é caracterizada por uma escrita única e por um universo fabulosamente pessoal. Impregnadas pela cidade de Nova Iorque, onde o autor nasceu em 1937, as suas obras põem em evidência uma cidade onde abundam ruas misteriosas, recantos secretos e bairros sombrios…
Originário do Bronx, Jerome Charyn conduz-nos, através de ruelas e travessas, entre desequilíbrio e caos, por zonas muitas vezes policiais e por vezes autobiográficas.
Mestre incontestado do romance policial (Blue Eyes, Marilyn the Wild, Citizen Sidel), Charyn parte em busca do "Sonho Americano" e de todos aqueles que lhe dão forma: traficantes, polícias, imigrados, políticos desonestos, almas solitárias..., contando a história dos condenados e dos proscritos da cidade que nunca dorme. Boca do Diabo, A Mulher do Mágico e Little Tulip, realizados em colaboração com François Boucq, não escapam a esta regra. Escritor humanista e talentoso, Jerome Charyn é também autor de numerosos romances (Darlin’ Bill, Metropolis, etc.), ensaios e novelas. Considerado por muitos como um dos escritores mais importantes da literatura americana contemporânea, surpreende-nos a cada obra.
One-shots publicados em Portugal:
- A mulher do mágico (La femme du magicien), François Boucq e Charyn, 1986, Álbum Meribérica-Líber [1987]
- A boca do diabo (Bouche du Diable), François Boucq e Charyn, 1990, Álbum Meribérica-Líber [1990]
- Little Tulip (Little Tulip), François Boucq e Charyn, 2014, Álbum Ala dos Livros [2022]
- New York Cannibals (New York Cannibals), 2020, Álbum Ala dos Livros [2020]
Sem comentários:
Enviar um comentário