4 de julho de 2021

Astérix Colecção Integral #28: A zaragata

"A zaragata" ("La zizanie") é o décimo quinto álbum da série, com as suas 44 pranchas a serem publicadas pela primeira vez no semanário Pilote, entre os números 531 (8 de Janeiro de 1970) e o 552 (4 de Junho de 1970). 

A aventura inicia-se com a recusa do Senado romano ao pedido de César de fundos para novas conquistas, visto que existe uma aldeia gaulesa que ainda resiste ao poder do império. Após um encontro com os seus conselheiros, César decide enviar aos gauleses, na esperança de semear a discórdia, Tullius Venenus, um romano que tem um dom incrível para provocar discórdias. O primeiro gesto de Venenus (após ter provocado uma briga entre os piratas, fazendo com que o seu navio se afundasse) será oferecer, no aniversário de Abraracourcix, um vaso precioso a Astérix, afirmando ser "o homem mais importante da aldeia" . E, de facto, após uma "guerra psicológica" finamente travada (em particular através do uso de uma poção mágica falsa), Tullius Venenus (com a ajuda do acampamento romano liderado pelo centurião Aerobus) consegue semear a discórdia na pequena aldeia gaulesa onde todos serão cautelosos com todos. Felizmente, apesar da credulidade dos habitantes da aldeia, a sabedoria de Astérix e Panoramix virará a calúnia contra o seu autor depois de, por um tempo, terem sido exilados da aldeia. A calma e a harmonia voltarão no final de uma grande batalha que viu as quatro guarnições romanas lançarem uma ofensiva simultânea sobre a aldeia! No dia seguinte, Astérix testa com Obélix o escudo que pretende oferecer a Abraracourcix para o banquete final de seu aniversário (o que causará uma breve discórdia).

Nesta edição da Salvat, como habitualmente, encontramos um pequeno dossiê com os artigos "O insidioso rumor da discórdia", "Humanos, demasiados humanos" e "A amizade, os alicerces da aldeia gaulesa".

O episódio estreou-se em Portugal em 1970 num álbum da Editorial Íbis, reeditado pela Livraria Bertrand [1973], Meribérica-Líber [1989] e Edições ASA [2006]. Em regime de continuação, o episódio foi publicado na revista Tintin (#2 a #23/5º ano) e Jornal da BD (#33 a #40).

Astérix Colecção Integral #28: A zaragata, Uderzo e Goscinny, Editorial Salvat, 64 pp., cor, capa dura, 10,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário