20 de abril de 2017

Airborne 44 - Uma nova colecção de BD da parceria ASA/Público

Dando continuidade à parceria ASA/Público, na edição de BD franco-belga inicia, já a partir de 28 de Abril, uma nova colecção de grande qualidade sobre a Segunda Guerra Mundial - Airborne 44.

Airborne 44 é uma BD franco-belga, escrita e desenhada com o aconselhamento de um historiador.

São 6 volumes, inéditos em português, onde a realidade e a ficção se misturam e as armas e os sentimentos se cruzam em três ciclos: o Inverno de 1944; antes da Guerra culminar no dia D; e o fim da Guerra.

Uma edição em capa dura, 56 páginas, que os leitores do jornal PÚBLICO poderão adquirir, por 8,90€+preço do jornal.

Confira abaixo a data de saída de cada álbum:
  1. Onde os homens caem (28/Abril)
  2. O amanhã será sem nós (5/Maio)
  3. Omaha Beach (12/Maio)
  4. Destinos cruzados (19/Maio)
  5. Se é preciso sobreviver (26/Maio)
  6. O inverno das armas (2/Junho)

O autor da obra, Philippe Jarbinet, nasceu em 1965 na Bélgica, publicando o seu primeiro álbum em 1992 nas Éditions Blanco. Trata-se de Sandy Eastern, com argumento de Franz.

Três anos mais tarde regressa à banda desenhada, assinando o argumento e os desenhos do primeiro volume de Mémoire de Cendres, publicado nas Éditions Glénat. Desta série serão publicados dez volumes entre 1995 e 2007.

Depois de ter colaborado no policial colectivo Une Folie Très Ordinaire, imaginado por Christian Godard, escreve e desenha a partir de 2003 os três episódios de Sam Bracken, sempre nas Éditions Glénat.

Com a sua chegada à Casterman, em 2009, muda de registo e de técnica.

Os álbuns Airborne 44, com texto e desenhos de sua autoria, são realizados em cor directa. Funcionando em dípticos, trata-se de histórias de guerra baseadas em dramas humanos. O sucesso é imediato e transporta Jarbinet para o primeiro plano do panorama dos grandes autores realistas.

Rigoroso, tanto no texto como no desenho, de que assegura igualmente a cor, Philippe Jarbinet perpetua com talento a banda desenhada realista clássica, não sem lhe trazer uma nota própria de modernidade.

Paralelamente ao seu trabalho como autor, Philippe Jarbinet é professor de desenho e de banda desenhada na Academia René Defossez, em Spa, na Bélgica.

Sem comentários:

Enviar um comentário