25 de março de 2013

Colecção Público Lucky Luke #5

«Alerta aos pés-azuis» é o 5º volume desta 2ª série de álbuns publicada pela parceria Público/ASA.

«Alerte aux pieds-bleus» é da total autoria de Morris, apesar de René Goscinny já ser o argumentista da série. Porém, Goscinny não assinou o argumento deste episódio, visto encontrar-se nos Estados Unidos a lançar a revista TV Family.

«Alerta aos pés-azuis» é o 22º episódio da série e foi publicado pela primeira vez na revista Spirou (#938-#957), sendo o 10º álbum da colecção, publicado em 1958.

Pela primeira vez, um episódio de Lucky Luke decorre em volta dos índios, algo que, directamente, só acontecerá em «O 20º de cavalaria» e «Canyon Apache» e, de uma certa forma, em «Caçador de prémios» e «Colinas negras».


Uma outra curiosidade reside no facto de Jolly Jumper, o cavalo do herói,  falar pela primeira vez depois de o ter feito em «A mina do Dick Digger». Quatro anos mais tarde, Goscinny devolve-lhe a palavra, desta feita, definitivamente.

A acção decorre em Rattlesnake Valley, Arizona, onde Pedro Cucaracha, um famoso batoteiro, arruína vários jogadores de poker. Contudo, Lucky Luke, ao passar pela cidade, desmascara Cucaracha, que se vê obrigado a fugir da cidade. Em vingança, o trapaceiro de origem mexicana, consegue, a troco de álcool, convencer a tribo de índios Pés-azuis a cercar a cidade. Lucky Luke dirige a defesa de Rattlesnake Valley, mas temendo-se o pior, é pedida a intervenção da Cavalaria que consegue resolver a situação.

Este episódio foi publicado pela primeira vez em Portugal em 1962 na revista Zorro (#1-#24) com o título «Vem aí os Pés-Azuis». Mais tarde, em 1969, na revista Tintin (#8 a #26 do 2º ano) toma o título «Pedro Cucaracha e os Pés-Azuis». O episódio também foi editado em álbum pela Meribérica.






Sem comentários:

Enviar um comentário