2 de janeiro de 2014

Colecção Público/ASA Astérix X - Os louros de César

"Os louros de César" é o décimo volume da colecção "A volta ao mundo com Astérix" que o jornal Público tem vindo a editar. Trata-se da décima oitava aventura do pequeno gaulês, originalmente publicada na revista Pilote a partir do #621 de 30 de Setembro de 1971, tendo o álbum sido editado no ano seguinte pela Dargaud.

Nesta aventura, Astérix e Obélix acompanham Abraracourcix e Bonemine até Lutécia, onde vão visitar o cunhado do chefe gaulês, Homeopato, negociante convencido e vaidoso que constantemente humilha Abraracourcix com a sua qualidade de vida. Para tentar sobrepor-se à arrogância do seu cunhado, Abraracourcix, um pouco ébrio, aposta que consegue organizar um banquete com um guisado cozinhado com a coroa de louros de Júlio César.

E assim, Astérix e Obélix são incumbidos de irem buscar a tal coroa de louros...

O álbum foi considerado pouco adequado ao público jovem, devido ás imensas referências a álcool, escravatura e criminalidade.

O domador de leões é uma caricatura ao actor francês, Jean Richard, conhecido, entre nós, como O Comissário Maigret.





Em Portugal, o episódio estreou-se na revista Tintin #16 do sexto ano de 8 de Setembro de 1973. Posteriormente, foi editado em álbum pela Editorial Íbis, Livraria Bertrand, Meribérica e ASA.

Sem comentários:

Enviar um comentário