1 de janeiro de 2014

Colecção Público/ASA Astérix IX - Astérix entre os Helvécios

A colecção "Astérix à volta do mundo" do jornal Público continua com a edição das aventuras do herói gaulês. Desta feita, é a décima sexta aventura intitulada "Astérix entre os helvécios".

Publicada originalmente a partir do número 557 da revista francesa Pilote (9 de Julho de 1970), o argumento centra-se no fiscal tributário Enxaquecus, encarregado de fiscalizar as contas da província de Condate, governada por um romano corrupto, que fica com as verbas colectadas para organizar grandes orgias. Assim, o governador Deulhovírus não tem outra alternativa em envenenar o fiscal tributário, antes que este o denunciasse a César.

Contudo, Enxaquecus tem uma possibilidade de sobreviver se o nosso druida Panoramix lhe faça uma poção salvadora. Mas para a conseguir, precisa de uma planta que só existe na Helvécia (actual Suíça). Astérix e Obélix oferecem-se para a ir buscar e vivem aventuras na futura nação dos relógios e chocolates.

Esta é a primeira aventura desde "Astérix e o gladiador" em que os piratas não entram, talvez porque a Helvécia é um território onde não existe mar. E, no final da aventura, pela primeira vez, um romano (Enxaquecus) participa no tradicional banquete.


"Astérix entre os helvécios" estreia-se em Portugal em 3 de Novembro de 1972 na revista Tintin. Posteriormente, é editada em revista no Jornal da BD e em álbum pela Livraria Bertrand, Meribérica e ASA.

Sem comentários:

Enviar um comentário